Saber crescer um bigode é, sem dúvida, um teste à masculinidade de um homem. Ter um bigode verdadeiramente decente pode ser uma arte, por isso, só para ti, amigo leitor, falei com o profissional do bigode, Carmelo Guastella, do lendário barbeiro londrino Melogy, para nos dar umas dicas de como ter "O" bigode perfeito, como aguentar as comichões sem o cortar e acima de tudo, como não parecer ridículo. Segue os seus 4 passos e serás o machão das redondezas. Mas atenção: não é para todos!
1 - Procura ajuda.
Não o faças sozinho. "Depois de uma semana a deixar crescer o bigode, consulte um barbeiro profissional e pergunte-lhe como o pode deixar crescer ou qual o estilo que melhor lhe fica na cara.", diz Carmelo. Claro que se ao fim de uma semana ainda só tiveres um "sombra" a preencher o espaço entre o nariz e a boca, escusas de ir chatear o barbeiro. Deixa isso crescer a sério.
2 - Não te esqueças de o lavar.
Trata o teu bigode como tratas o teu cabelo. "A única diferença é que o melhor é lavar e usar condicionador duas vezes ao dia, uma vez de manhã e outra à noite", acrescenta Carmelo. "E tem que fazer isto pois a pele seca começa a acumular e pode gerar comichão. Se isso acontecer, pode aplicar um creme para suavizar a zona. O mais certo é que vai querer rapar o bigode, mas aguente e invista num bom creme.". Obviamente, a parte do lavar é fácil, basta faze-lo de manhã no banho e à noitinha depois de lavar os dentes. A parte da comichão é mais dificil de superar (eu que o diga quando comecei a deixar crescer a barba, parecia que tava com carraças!), mas macho que é macho aguenta e não chora!
3 - Define bem o teu bigode.
"Escove o seu bigode com um pente, use uma boa lâmina e uma pequena mola para delinear o seu bigode", aconselha Carmelo. "Lembre-se: não queira um bigode demasiado fininho pois terá tendência a diminuir... diminuir até ficar com uma amostra de bigode, o que, convenhamos, é bastante ridículo.". Também convém ter em atenção os pêlos que se cortam. Muitas vezes, sem querer, acabamos por cortar aqueles 2 ou 3 pêlos que davam a forma ou sustentavam o bigode.
4 - Atenção à cor e ao tom.
"Se tiver bigodes louros, deixe-os crescer até conseguir dar a volta com as pontas dos dedos ou então deixe-os crescer ao estilo da Dinastia Chinesa. Bigodes fininhos parecem ainda mais ridículos em louros", acrescenta Carmelo. "Quem tem cabelo escuro pode, basicamente, deixar crescer em qualquer estilo desde que o mantenha hidratado e bem limpo". Felizmente o meu é preto, e a verdade é que me fica bem em qualquer estilo que eu escolha.
Agora que já sabem o que devem fazer para terem um bigode digno de ser visto e admirado pelas ruas, deixem medos e preconceitos de lado, e usem bigode! Entretanto deixo-vos com alguns clássicos!
O "Walrus": "I am the Walrus" pode ter sido um hit para os The Beatles em 1967, mas uns bigodes tão fartos não farão de ti uma estrela digna das gajas andarem a arrancar cabelos umas às outras.
Amigo,
ResponderEliminarEstou tentando deixar o mustache! Já faz ~2 meses que está crescendo, no entanto, 1 mês sem aparar.
Os pelos centrais, que ficam sob o nariz, e recaem sobre os lábios, são feios e chatos. Não sei se os aparo e deixo apenas os das laterais, ou se deixo todos crescerem. Qual é sua opinião?
Ah, parabéns pelo post!
Abs,
Leonardo.
lbdecarlo@msn.com