Como tinha dito, vou começar a abordar aqui um tema que penso que me irá dar bastante prazer e que vos pode agradar igualmente. Dar-me prazer porque tenho aqui uma bela desculpa para ir provando uns vinhos, e agradar-vos porque podem aceitar as minhas sugestões e desfrutar de uma bela refeição acompanhada de um belo vinho. Vamos lá então.
Hoje fala-vos de um vinho que, não sendo a mais recente aquisição, foi o que bebi esta semana: Monte da Cal. É um vinho de 2010, da zona alentejana de Fronteira e composto por 4 castas: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Aragonez e Alicante Bouschet. Este vinho serviu para acompanhar uma refeição de enchidos e queijos, também eles, alentejanos. É um vinho que se bebe bem, não sendo agressivo na garganta e deixando um sabor doce na boca, muito por "culpa" dos aromas a chocolate e figo que contém. É ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos de ovelha meia-cura.
Gostei bastante deste vinho e terá, com toda a certeza, um lugar garantido na minha garrafeira.
Podem comprá-lo por 5,69€ no Continente e é uma boa opção para impressionarem amigos e/ou familiares, já este fim de semana.
ZZzZZz.... ohh hãa já acabou? Bravo bravo bravo CLAP CLAP CLAP
ResponderEliminarAproveita para aprender alguma coisita... :)
EliminarGosto desta rubrica. Não acabes com ela, vá!
ResponderEliminarFaço questão de a continuar! :)
Eliminar(não devias dizer essas coisas, senão ele fica insuportavelmente convencido)
ResponderEliminar(mais ainda?!)
EliminarBecabecabeca.
ResponderEliminarNão gosto de tintos.
Estou com A Chata: não gosto de tintos :P
EliminarNão sabem o que são as coisas boas da vida! :D
EliminarTinto Alentejano - Touriga Nacional - não pode ser mau!!
ResponderEliminarBom tinto, digo, bom fim de garrafa, foda-se!! ...digo: Bom fim de semana!!
hahaha este é mesmo muito bom. E nem é caro!
EliminarEspero que o fim de semana tenha sido bom! :)
Digo-te que sou grande apreciadora de vinhos, de preferência maduros tintos :) de preferência Douro :)
ResponderEliminarGostei de ler :)
Beijinho
Já tinha percebido que sim.. :)
EliminarEu do Douro tenho alguma dificuldade, mas talvez não tenha bebido os certos..
Mas, eventualmente, aparecerão aqui alguns. :)
Beijinho
Em 2010, o meu tio fez um tinto sacana, aquela cena tinha 13,8 de volume. Abrimos aquilo na noite de Natal e Jasus! As garrafas não duraram até à Páscoa XD
ResponderEliminarSerá que o Monte da Cal não tem assim umas coisitas de 2007 ou 2008?
Outras recomendações boas: Mouras (mas atenção que deste há vários), o Borba (pois claro!), Ca de Santar (estes por acaso são originalmente uma marca de azeite do Dão, mas o vinho deles é um mimo, e não fazem todos os anos), e um de 2009 ou 2009 da Calhandriz, que recebeu 2 medalhas de ouro em França. Não consigo é lembrar-me do nome dele.
Os da Companhia das Lezírias (Catapereiro, o Lezírias não pertence à adega da CL), também são muito bons, mas se comprares cá fora, pagas 6 ou 7 vezes mais o preço, que se fosses comprar à loja deles.
*Casa de Santar
Eliminar*2008 ou 2009
Este é mesmo de 2010. Também existem as reservas de 2007 (também premiadas), mas esses não encontrei.
EliminarPois, comprar na casa fica sempre mais barato. Tenho que ver se dá para fazer umas encomendas pela net. Até porque, nos hipermercados, há menos variedade.
Todas essas casas e vinhos vêm para a lista!
Obrigado!
Se algum dia fores ali para os lados do Campo de Tiro de Alcochete, segues em frente em direcção a Samora Correia, que a loja e a adega ficam ai nessa estrada ;)
EliminarGosto de um bom vinho tinto maduro. Gosto, mas sem pressas! Gosto de ter tempo para o beber, para o apreciar... Prefiro os do Alentejo, e despertaste a minha curiosidade com esse Monte da Cal! :)
ResponderEliminar