São hoje os Óscares 2015, relativos aos melhores de 2014.
Dedicado aos filmes como sou, dos 32 filmes presentes nas várias categorias (sem contar com de animação, documentários e curtas), vi 21! Falharam-me 4 dos estrangeiros e um ou outro de categorias secundárias. No entanto, acho que vi e ouvi o suficiente para dar de minha justiça sobre o que se vai passar. Sem mais delongas...
MELHOR FILME: «Birdman»
Foi o ano das biografias. Houve biografias para todos os gostos e sobre todos os temas. Quero acreditar que o melhor filme, será um que não é baseado na vida de ninguém. O Birdman é uma grande critica ao próprio cinema e aos atores que dele vivem, que já não "sangram" como dantes. Caso não ganhe o Birdman, que ganhe o Boyhood.
MELHOR REALIZADOR: Richard Linklater («Boyhood»)
O facto de o filme ter durado 12 anos a gravar, acompanhando a vida e crescimento de um rapaz e da sua familia, dará o prémio a Linklater. Nem sequer vamos pensar no que poderia ter acontecido ao realizador ou aos atores durante tanto tempo, que podia ter arruinado por completo o filme. Para além de uma história bem conseguida, foi precisa muita coragem para embarcar num projeto destes.
MELHOR ATOR PRINCIPAL: Eddie Redmayne, «The Theory of Everything»
Está completamente irrepreensivel. É parecido com o Hawking e a imitação da doença degenerativa é qualquer coisa do outro mundo. O keaton também está muito bem, mas acho que tinha o seu papel mais facilitado a nível de representação.
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO: J.K.Simmons, «Whiplash»
Este filme, tal como todos os seus atores, deixou-me arrepiado e a vibrar no sofá! Robert Duval, em The Judge, será o maior adversário do J. K. Simmons. E depois temos o Mark Ruffalo, num filme onde tem 20 minutos de papel, nomeado; e um Channing Tatum, numa interpretação muito boa e sem estar nomeado.
MELHOR ATRIZ PRINCIPAL: Julianne Moore, «Still Alice»
Interpreta um papel de uma doenta com uma doença que me é próxima, Alzheimer, e fá-lo de uma forma intensa e comovente. A Rosemund Pike, no papel de esposa louca, também está muito bem.
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA: Patricia Arquette, «Boyhood»
Este ano esteve muito fraco no que a atrizes secundárias diz respeito. Não sinto que tenha havido uma personagem em destaque, quase ao nível de um/a principal. O meu voto vai mesmo para a Arquette.
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO: «How to Train Your Dragon 2»
Não vi nenhum destes filmes. Ou é este ou é o Big Hero 6.
MELHOR GUARDA-ROUPA: «The Grand Budapest Hotel», Milena Canonero
Guarda-roupa de grande variedade e muito bem adequado ao filme que é.
MELHOR FOTOGRAFIA: «The Grand Budapest Hotel», Robert Yeoman
Paisagens e cenários de cortar a respiração e que nos fazem lá querer ir.
MELHOR DOCUMENTÁRIO: «Citizenfour», Laura Poitras, Mathilde Bonnefoy e Dirk Wilutzky
Não vi nenhum, mas ouvi falar bem deste.
MELHOR CURTA DOCUMENTAL: «Our Curse», Tomasz Sliwinski e Maciej Slesicki
Não vi nenhuma.
MELHOR MONTAGEM: «Boyhood», Sandra Adair
MELHOR FILME ESTRANGEIRO: «Ida», Polónia
O único que vi. E gostei bastante.
MELHOR CARACTERIZAÇÃO: «The Grand Budapest Hotel», Frances Hannone Mark Coulier
Este ou o Foxcatcher.
MELHOR MÚSICA: «Glory», «Selma»
Ouvi esta durante o filme e gostei. Não conheço as outras.
MELHOR BANDA SONORA: «Interstellar», Hans Zimmer
É Hans Zimmer, pouco mais há a dizer.
MELHOR DIREÇÃO ARTÍSTICA: «The Grand Budapest Hotel», Adam Stockhausen, Anna Pinnock
Por tudo o que já disse.
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO: «Feast»
Não vi nenhuma.
MELHOR CURTA-METRAGEM: «Butter Lamp (La Lampe Au Beurre De Yak)», Hu Wei e Julien Féret
Não vi nenhuma.
MELHOR MONTAGEM DE SOM: «Interstellar», Richard King
Está brutal e é de Hans Zimmer.
MELHOR MISTURA DE SOM: «Interstellar», Gary A. Rizzo, Gregg Landaker e Mark Weingarten
Já disse que tem Hans Zimmer? Caso não saibam, Hans Zimmer também é responsável pela banda sonora de "Inception".
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS: «Interstellar», Paul Franklin, Andrew Lockley, Ian Hunter e Scott Fisher
Há muito tempo que não via um filme no espaço tão bem conseguido.
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO: «The Theory of Everything», por Anthony McCarten
De todos os filmes sobre a vida de alguém, ou inspirados em livros (Inherent Vice), este é mesmo o melhor de todos.
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL: «Birdman», Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. & Armando Bo
Pela critica que faz ao cinema atual. Por outro lado, quem viu Nightcrawler, facilmente lhe entregaria a estatueta dourada.
Estiveste lá quaaaaase...
ResponderEliminarTudo o que era importante, acertei...
EliminarNão gostei do Birdman. E não acho que seja um justo vencedor, pelo contrário. Não entendi o hype à volta do filme. Sim, é uma boa crítica à indústria. Mas não acho uma obra de arte!
ResponderEliminarUm filme ganha o prémio máximo quando junta uma quantidade de fatores que influenciam essa decisão. Ninguém pode negar duas coisas: a forma como foi filmado e a mensagem que passa. A juntar a isto um leque de bons atores com boas performances e um realizador que já fez filmes como "Amores Perros", "Babel" e "Biutiful", esperamos sempre prémios. Mas sim, eu também não o considerei uma obra de arte. Até porque não havia obras de arte este ano. Mesmo assim, um dos melhores que vi e que nem sequer esteve nomeado para quase nada (excepto argumento original) é o "Nightcrawler", que te recomendo. :)
EliminarGrande abraço!