terça-feira, 29 de janeiro de 2013

I really miss the '90s!



A juventude de hoje nunca vai entender:

- A diversão que era um roda presa num cordel e mexe-la para cima e para baixo..
- Modens de 56k a fazerem dubstep antes de ser cool, e o medo se sermos apanhados quando, às escondidas, íamos ligar a internet à noite, quando os nossos pais já estavam deitados..
- Ter jogos completos (e não só ;)) numa disquete de 1,2mb..
- O pânico quando nos lembrávamos que não tínhamos alimentado o nosso Tamagotchi e a tristeza de o ver morrer..
- Os walkmans, as cassetes, e as canetas para rebobinar as cassetes, ou brincar de helicóptero..
- Os cortes de cabelo “à tijela”..
- As carteiras presas por correntes..
- O comprar batatas fritas, para encontrar aquele tazo ou raspar o cartão para ganharmos outro pacote de batatas..
- O brincar na rua, à apanhada, às escondidas, à sirumba, ao garrafão,..
- O encontrarmo-nos com os amigos na rua para contar as novidades..

São tempos que já não voltam, mas que o velhinho Internet Explorer, nos relembra numa brilhante campanha de Marketing! :)

Saudades!


domingo, 27 de janeiro de 2013

Conversas de mãe: como acabar com elas!

Diz que a minha mãe estava muito triste comigo...

Depois de uns minutos de conversa com ela, fiquei a perceber que se prendia com o facto de eu ter 29 anos e não ter namorada nem um projecto de familia...

Foi então que resolvi revelar-lhe que já há algum tempo tinha namorada, mas apenas ainda não a tinha apresentado à familia, porque queria manter as coisas low-profile, que era da minha idade e que tinhamos uma relação bastante saudável. Disse-lhe também que, apesar de gostar muito dela (da namorada), a parte de constituir familia teria que ser um processo diferente, pois ela é estéril, e a querermos filhos, teriamos que adoptar uma criança.

A minha mãe ficou feliz apesar deste pequeno pormenor, e pediu-me se ao menos lhe podia mostrar uma foto dela. Assim o fiz, peguei no telemóvel e mostrei-lhe a foto..








Depois disto, a minha mãe nunca mais me perguntou quando é que eu lhe dava netos!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Não sejam este tipo de pessoa...



Ora então olá!

Hoje iremos falar sobre… deixa cá pensar…
Gajas! Gajas não porque não as percebo.
Sexo! Sexo também não porque só o fiz uma vez e não tenho experiência com humanos.
Dinheiro! Também não porque sou pior que o governo a tomar conta do dinheiro dos outros.

Tem de ser algo, que mesmo eu não percebendo nada dele, passe lá muito tempo… hmmm já sei!

Facebook! Hoje vamos falar sobre facebook!

E sobre uma coisa que me chateia um pouco. Que é haver pessoas, e não é só pitas, é toda a gente, que mete tipo um estado, um vídeo, uma foto, um comentário, whatever.. uma pessoa mete lá qualquer coisa e depois o que é que faz? Mete like na própria coisa que mete!

Extraordinário!! Porquê? Boa questão, e eu vou tentar responder porque é que eles fazem isto.
É simples! Vamos supor que o Anastácio Eucalipto comenta na foto da Anacleta Pinheiro assim “aah boa paisagem!”, e pumba!, gosto no comment. Eu se vir isto penso assim, tá bem… tá certo… pronto, gostas do teu comment. Porquê? Porque és um egocêntrico da merda, é o que tu és! Porque um gajo que vê uma foto de uma paisagem e comenta e faz like no próprio comment, é o mesmo que um gajo estar do outro lado a dizer “aah! Eu sou espectacular! Olha-me só para este comment! Boa paisagem, boa paisagem.. epá, não podia ter inventado melhor! Vou já pôr gosto!”. Extraordinário, extraordinário! “Vou já continuar a comentar isto e a pôr gosto nos meus comments porque eu sou um espectáculo!”. É isto que a mim me dá a entender..

Outro exemplo: estados! Há uns tipos de estados que não são tão afectados por isto, que é aquele estado do tipo “Aah vou à praia.”, e mete gosto. E pronto, a gente até entende que a pessoa gosta de ir à praia. Ou isso, ou a pessoa escreve “eu vou à praia”, olha e pensa “wooooo espectáculo, como é que eu fiz este estado?! Eu devo ser espectacular!”, e pimba, gosto!
Depois, para as pessoas que não vão gostar deste post por se identificarem com o que estou a dizer, então vou-vos dar um outro exemplo. Vamos supor que alguém mete um estado a dizer: “epá, acabei de ver duas raparigas a serem atropeladas”, e eles vão e pumba!! Like!! Das duas uma, ou fez like porquê?, porque é mórbido e gosta de ver pessoas a serem atropeladas, ou fez like porque pensou “eu não podia, não podia ter escrito este estado “epá, acabei de ver duas gajas a serem atropeladas” de melhor maneira. Gosto, gosto disto! É extraordinário! Devia ter ido para escritor!”. Entendem?

Outra! As fotos! Uma gaja mete uma foto. Vai para a casa de banho, mete-se em frente ao espelho, olha para a câmara, faz bico-de-pato, mostra metade das mamas, tira a foto, e mete a foto no facebook. Perfeitamente normal… e faz like! Epá, das duas uma. Ou ela é extremamente narcisista e egocêntrica, o que é 90% dos casos, em que a gaja tem a mania que é boa e faz like nas próprias fotos! Ou então, pensa cá para ela: “ui, eu sou tão maravilhosa, ao ponto de tirar uma foto de ficar extremamente espectacular que eu tenho que dar like! Tipo, esta gaja tem uma foto mesmo, mesmo.. olha, sou eu!”. Like!

Eu, eu não faço like a nada. Porquê? Porque tudo o que eu digo é espectacular, tipo, espectacularmente espectacular mesmo.... eeerrr

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

10 conselhos para se escrever melhor..

Vivemos numa era digital!
Isto faz com que quase toda a malta tenha Facebook, Twitter, muitas pessoas tenham blogs, etc e tal..
Basicamente, um sitio onde qualquer um é livre de escrever o que quer, e opinar sobre o que quer que seja.
Até aqui tudo bem... o que me chateia mesmo é as pessoas não saberem escrever!!
E se dantes as discussões eram feitas nas mesas dos cafés com os amigos todos reunidos a beber uma mini (coca-cola para mim) e umas pevides, hoje é feito atrás do ecrã do pc.. E se dantes não se viam os erros ortográficos quando se falava (you don't say!!), agora eles são mais do que evidentes nos pequenos comentários ou grandes textos que a malta vai espalhando pela net.

Por isso, numa era em que 'que' é substituido por 'k', 'qualquer' por 'qq', 'eu queria saber o que se passa com esta juventude' por 'eu keria xaber o k s paxa kom esta jvntd', vou-vos deixar com 10 pequenos (mas importantes) conselhos para escreverem melhor!

1 - Acaba com a Aliteração. Agora.
2 - Preposições não são palavras para acabar as frases com.
3 - Evita clichés como se fosse a praga. São do arco da velha.
4 - Comparações são tão más como clichés.
5 - Sê mais ou menos especifico.
6 - A escrita nunca deve generalizar.
Sete - Sê coerente.
8 - Sê sucinto. Não exageres, não uses mais palavras do que aquelas que são necessárias para te expressares, é altamente supérfluo e uma perda de tempo para quem escreve e para quem lê.
9 - Quem precisa de perguntas retóricas?
10 - Uma hipérbole é um milhão de vezes pior do que um eufemismo.


Espero sinceramente que isto vos seja útil, e vamos lá escrever em bom português!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Férias! Mas não para o descanso!

Férias!!! Janeiro e estou de férias!!

ok, não estou bem de férias.... pronto, estou de férias, mas é daquelas que não são aproveitadas para descansar!

Felizmente não estou de férias forçadas por não ter emprego (ainda), mas porque diz que como voltei a estudar, esta é a fase critica das frequências e exames! E eu sei que pelo estatuto do trabalhador-estudante, tenho direito ao dia da frequência e ao dia anterior, mas parece-me mal em 3 semanas ir só trabalhar 3 dias.

Por isso nas próximas 3 semanas o que vou fazer é estudar, e estudar, e estudar, sendo que de vez em quando vou parar um pouco para estudar e depois retomo o estudo para estudar!

E (como é possivel que aqui venham crianças e tenho que ter cuidado com a minha linguagem) pénis me fecundem se eu não vou rebentar com a escala e conseguir as notas que quero!! E que notas são essas? Como sou menino de pedir pouco, quero ter tudo acima de 16! Ou na impossibilidade de a alguma não conseguir o 16, ter nota suficientemente alta noutra que me deixe com a média de 16.

E estas são as notas com que vou entrar na fase critica:

Estatistica: 17
Direito Empresarial: 16
Gestão Empresarial: 15,25
Sociologia: 15
Metodologias de Ciências Sociais: 17
Sistemas Informáticos I: 16

O que me dá o bonito valor de 16,04! É muito à continha, eu sei, mas com esforço e dedicação e um pouco de sorte, acredito que seja capaz de manter ou subir! :)

Agora vou deixar de perder tempo a escrever coisas que não interessam nem à carochinha e vou mas é estudar!

Wish me luck people!!

- Sociologia, a disciplina que me está a causar mais preocupação -

sábado, 12 de janeiro de 2013

Acerca do caso "Pepa" e do caso "Zico"

Primeiro temos meio Portugal a ficar indignado porque uma rapariga a pedido de uma marca, fez votos para 2013, e entre desejar sorte e amor e mais tempo para ela, disse que gostava de, com o dinheiro dela comprar uma mala que, suponho eu, seja cara. Que seria mesmo uma conquista pessoal!
Ora eu fiquei bastante feliz quando comprei o meu iphone, que tanto queria, e não precisei de pedir dinheiro a ninguem! Se é uma futilidade comprar um telemovel caro e ficar contente por isso?! Talvez seja, mas era algo que queria e fi-lo sem pedir dinheiro a ninguém! Não tenho que ser criticado por isso.. Da mesma forma que esta menina "Pepa" não deve ser criticada por desejar em 2013 adquirir uma mala Chanel! Muito menos deve ser criticada pela forma como fala! Porque todos falamos de forma diferente, seja com sotaque, pronuncia esquisita, não dizer os "l's", carregar nos "r's", fanhoso, etc e tal!
Se a menina Pepa quer uma mala Chanel, e compra-la com o dinheiro dela, se isso a fará feliz, estão tem todo o meu apoio nesse sonho! Por mais fútil que possa parecer!

Depois temos a outra metade de Portugal a ficar indignada porque se vai abater um cão que matou uma criança. A fazerem petições para salvar o animal, pessoas a dizerem que ficam com ele, pessoas a afirmarem que o animal não tem culpa, que o cão é o reflexo dos donos que tem, que se os donos forem bons os cães também vão ser bons, que os pais é que devem ser responsabilizados.
E no meio disto tudo, a única coisa que concordo é mesmo com a responsabilização dos país, caso tenha havido neglicência por parte destes (ou da pessoa responsável por tomar conta da criança). Agora tudo o resto, são balelas de pessoas que continuam a achar que os animais estão ao mesmo nivel de direitos dos humanos, mas a verdade é que os animais não têm capacidade juridica (a possibilidade de ela exercer pessoalmente os atos da vida civil - isto é, adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio), e portanto se um animal ataca uma pessoa, seja porque motivo for, terá que ser castigado. Neste caso, em que morreu uma criança, não há outra solução a não ser mesmo o abate. Nem tanto por uma questão de justiça (porque mais uma vez, o cão não tem capacidade juridica), mas mais por uma questão de prevenção e segurança, tentando assim evitar que tal situação se repita!
E para mim, a vida de uma pessoa (mesmo da mais reles), vale sempre mais do que a vida do melhor animal do mundo! Digo isto sem qualquer tipo de peso na consciência! Gosto de animais, gosto sim senhor! Sempre tive animais de estimação e tenho presente na memória o dia em que um cão que tive durante 21 anos, tentou morder a minha irmã só porque ela passou perto dele quando este estava a comer! Se o meu pai não o matou logo, foi porque eu e os meus irmãos lhe pedimos para não o fazer!
Um animal irracional, será sempre isso mesmo. Irracional... selvagem... imprevisivel! Lá porque domesticámos animais, não quer dizer que lhe alterámos a genética, que de um momento para o outro, o seu instinto mais primitivo venha ao de cima e seja ele próprio!
No outro dia, li um comentário interessante sobre animais domésticos: "que todos eles sofrem de Sindrome de Estocolmo". E se pensarmos bem, até faz algum sentido.

Portanto, e em resumo, acho que este país só dá mesmo valor ao que não se deve, e quando o assunto é sério, tá tudo com as ideias baralhadas....

Mas é o que temos, e parte de cada um, tentar melhorar a sociedade onde co-habitamos, uma pessoa de cada vez!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Olha os Óscares 2013!!!



Os nomeados estão aí!

Portanto é altura da malta começar a fazer as apostas sobre quem vai ganhar o quê.
E claro que aqui o je não é diferente do resto do pessoal e também vou opinar!

Como grande entusiasta de cinema que sou, e depois de um ano a papar filmes atrás de filmes, ao ponto de ir 4 vezes por dia ao cinema (mesmo cinema, e não ver no pc, que para certas categorias, faz diferença onde se vê), posso afirmar com certeza que vou acertar 90% das categorias! Mas só das que vou opinar, que ainda são umas 13, deixando para fora categorias como guarda-roupa, edição de imagem e som, documentários, curta, filme animado, etc, por motivos coisos..

Sem mais delongas, na minha opinião,

The Oscar goes to:

Best Picture: Amour - (mas deve ganhar Lincoln)
Actor: Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Actress: Emmanuelle Riva (Amour)
Actor, supporting role: Robert de Niro (Silver Linings Playbook)
Actress, supporting role: Anne Hathaway (Les Misérables)
Cinematography: Claudio Miranda (Life of Pi)
Director: Ang Lee (Life of Pi) ou Steven Spielberg (Lincoln)
Foreign Language Film: Canada (War Witch) – (ou Austria com Amour, caso não ganhe em melhor filme, que deve ser o mais provável)
Music, original score: Mychael Danna (Life of Pi)
Music, original song: Pi’s Lullaby (Life of Pi) (mas deve ganhar Skyfall)
Visual effects: Richard Stammers, Trevor Wood, Charley Henley e Martin Hill (Prometheus) – (mas deve ganhar Hobbit)
Writing, adapted screenplay: Tony Kushner (Lincoln)
Writing, original screenplay: Quentin Tarantino (Django Unchained)

Agora, como dizia o cego, "a ver vamos.."