quarta-feira, 17 de junho de 2015

Stray Dogs - O melhor filme de todo o sempre e para sempre!

Stray Dogs (Cães Errantes, em português) é, muito provavelmente, o melhor filme de sempre e sê-lo-á para sempre. Do realizador Ming-liang Tsai, este filme vencedor de vários prémios, conta-nos a história de um pai alcoólico e os seus dois filhos, a tentar sobreviver na cidade de Taipei, que se cruzam com uma senhora, que vive sozinha e que trabalha no supermercado, que poderá mudar as suas vidas. Um drama daqueles bem pesados e que nos deixa a pensar na vida.

Mas acaba por ser a forma como o filme é filmado que lhe confere este título de "melhor filme de sempre e para sempre". Para mim, claro. Rapidamente percebi que cada plano demorava bastante tempo, com os atores quase estáticos a olharem pensativos para um sitio qualquer. A determinado momento do filme, comecei a contar os minutos que cada um destes planos demorava.
Vou só relatar duas cenas.

A cena do repolho (8:30m)
O pai chega ao abrigo onde os filhos já dormem na cama improvisada de paletes e um colchão e uma rede mosquiteira a toda volta. No meio da cama está o repolho que a miúda tinha comprado 3 dias antes e que utilizaram para fazer uma boneca, com uma cara desenhada. O pai, bêbado, começa a olhar para o repolho e vê a cara desenhada. Usa a sua almofada para asfixiar o repolho. Esta parte dura 2:30m. Depois, arrependido, abraça o repolho. Volta a revoltar-se com o repolho e o que se segue são 5 minutos em que o vemos a comer o repolho. Quando está "saciado" e o repolho metade comido, metade destruído, chora durante 1 minuto.

5 minutos disto


A cena final (19:30m)
O pai e a mulher do supermercado entram numa divisória de um prédio abandonado e ficam a olhar para a parede do fundo que tem umas pedras desenhadas. O plano da câmara filma as caras dos atores a fixarem a parede. De vez em quando, o homem beberica de umas garrafas que trouxe consigo. Esta cena dura 12:30m. Depois, ainda no mesmo plano, vemos o homem a abraçar a mulher. O abraço durou até aos 14minutos. Muda de plano e ficamos a ver os atores de costas, virados para a parede com as pedras desenhadas. Quando muda o plano, ela sai da sala, demorando 30segundos. Ficamos, então, a ver o pai de costas, fixado na parede com as pedras desenhadas, durante 4minutos. Aos 18:30m da cena, o pai começa a sair da sala, pelo mesmo caminho que a mulher foi, demorando 30segundos. Os restantes 30 segundos, continuamos com o mesmo plano, vendo a sala vazia com a parede com as pedras desenhadas. O ecrã fica preto e o filme acaba.

12minutos e 30 segundos disto

1minutos e 30 segundos disto

5minutos disto



Nenhuma palavra foi proferida durante estas cenas e outras um pouco menos longas.
O filme tem 4 ou 5 cenas com diálogo, nunca muito longo.
Podiam adormecer durante algumas cenas que acordavam e ainda estava tudo na mesma.
Os planos eram fixos, a câmara não se movia (excepto uma vez).
O filme ganhou 13 prémios em Festivais de Cinema.
O filme tem 138minutos!

9 comentários:

  1. Este tipo de filme faz-me sentir burra, ou, no mínimo, uma pedra emocional. Consequentemente, abre-se em mim um julgamento de "isto é mais uma treta existencialista para pseudo-intelectuais", onde todos no fim dizem que entenderam tudo, muito bem, porque, certamente, são mais iluminados que os outros - que até é uma ideia que não coloco de parte, atenção.
    Contudo, quando perguntamos sobre o que é o filme, ninguém consegue dar uma resposta concreta e dizem coisas como "é sobre o estado que o ser humano atinge, quando não consegue ultrapassar a disfuncionalidade das suas ligações afectivas e sente-se condenado, e ao mesmo tempo dependente, da sua solidão".

    É praticamente como as pessoas que adoram arte abstracta e no meio de uma tela vermelha interpretam o que bem lhes apetece, porque, realisticamente, é só uma tela vermelha -.-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo sem teres visto o filme acertaste em cheio! Era mesmo isso que retratava o filme. A juntar a isso temos um gajo que come repolho na cama e uma gaja que gosta de olhar para paredes.
      E eu até percebi o filme, o gajo só não precisava perder 10minutos em cada plano.

      Eliminar
  2. Anónimo10:17:00

    Bem, eu provavelmente teria deixado de o ver ao fim de cinco minutos, mesmo que fosse no cinema...
    Quando vejo um filme, na maior parte das vezes, quero mesmo é adormecer os neurónios, portanto, quanto mais estúpido melhor...
    ...mas não sofro de insónias, por isso, filmes deste género fazem-me urticaria.

    Não digo que não seja uma obra prima, ou até tia,...
    ...eu é que não tenho mesmo pachorra!

    Basicamente este tipo de filmes não combina com a minha personalidade...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 50% das pessoas saíram antes do meio do filme.
      49% das pessoas ficaram até ao fim mas com vontade de sair.
      1% das pessoas gostaram mesmo do filme. (eu)

      Eu não me importo de ver filmes que me deixem a pensar, às vezes até se realmente os entendi totalmente, mas isto foi uma coisa nunca antes vista.

      Eliminar
  3. Anónimo14:25:00

    Agora fiquei curiosa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê, vê que vais adorar. Mas vê em casa, para poderes desistir sem teres de pedir licença para as outras pessoas se levantarem quando saires. :D

      Eliminar
  4. Pronto, agora vou ter de ver isto! Depois ajustamos contas, se não concordar contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I dare you, I double dare you!
      Mas se começares a ver, tens de ver até ao fim!

      Eliminar
  5. Chorei durante 3 anos depois de ver a cena do repolho. Dramático e saudável... Simplesmente brilhante

    ResponderEliminar

Dá a tua aparadela..