sexta-feira, 18 de abril de 2014

Morreu Gabriel Gárcia Márquez

Diz que foi prémio nobel da literatura e que escrevia muito, mas mesmo muito bem.

Eu não sei, nunca li absolutamente nada da sua obra. Portanto, isto não é um post em sua homenagem. Mas acho que devo ser a única pessoa no mundo - ou vá, em Portugal - que não o fez!
Digo isto porque tudo o que é blogues, instagrams, twitters e facebooks, prolifera com frases de homenagem ao homem, com imensas citações e uma ou outra fotografia do livro "100 anos de solidão", ou aquele que tem  a palavra "putas" no titulo, que alguém lhes ofereceu num qualquer natal e que a pessoa nunca leu. Mas sabia que o tinha! E até se deu ao trabalho de ir procurar na gaveta, ou na estante, onde raio estava o livro da pessoa famosa que faleceu. Depois de tirar a foto, ainda decide que vai finalmente ler o livro, mas só começa a ler na próxima semana porque este fim de semana pode ficar o titulo de campeão da bola decidido e um gajo tem certas prioridades.

Depois, ainda há aquelas pessoas que, de facto, ainda leram um livro dele, mas que, mesmo assim, não é impeditivo de afirmarem ao alto dos céus que foi a melhor coisa que leram na sua vida e que o homem era um génio! Ora, eu também li uns quantos livros do Nicholas Sparks, mas não me vou pôr a dizer que é um génio, porque li um que gostei e existem milhares de pessoas a dizer que é muito bom e a comprarem muitos livros.

Mas atenção, sei que há pessoas que sempre se dedicaram à literatura, que sempre leram bastante, de vários escritores internacionais e nacionais. Aqueles que sabem citar, no meio de uma conversa ou um texto, uma passagem relevante de uma obra ou algo que o autor tenha dito. E são estas as pessoas que "podem", de facto, fazer uma homenagem sentida e respeitosa a alguém que morreu, mas que nos deixou um pouco da sua marca neste mundo.

Aos restantes, parem lá de se aproveitar da morte de alguém para irem buscar uns segundos de protagonismo e uns míseros likes nas vossas citações e fotos.

9 comentários:

  1. Eu li alguns livros do Gabriel Garcia M e acho o senhor um génio das letras. Mas isso sou eu que adoro uma leitura bem descritiva, cheia de pormenor, isso para muita gente é o verdadeiro horror da seca!
    Mas tens toda a razão quando sitas o ridículo da coisa, pois tb tenho "livro da cara" e aquilo agora é esquina sim, esquina sim algo do Gabriel, numa de transparecer imenso conhecimento intelectual e outros "afins ou enfim".
    Gosto da tu critica.

    Aperto em ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, tu podias publicar umas coisas e tal, que sabias do que falavas. Em vez disso, é o facebook cheio de citações, publicadas por miudagem que nem sabe quem é o Saramago.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Eu não publiquei nada em lado nenhum sobre a morte desse senhor. Logo o meu tasco não é blogue, certo? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo o teu blog é de uma pessoa como deve ser!
      E acredito que tenhas lido alguns (ou mesmo muitos) livros deste senhor. :)

      Eliminar
  3. Anónimo21:50:00

    eu estou contigo!

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de como escrevem merdas aos mortos como se eles fossem ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, essa é outra...
      É mesmo a caça ao "like".. :)

      Eliminar
  5. eu que li alguns livros do senhor e adorei e adoro ler, não dediquei uma sílaba ao facto.

    ResponderEliminar

Dá a tua aparadela..