quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Terreolas peculiares..

Já por aqui disse que faço várias coisas neste meu emprego atual (sobre o meu antigo emprego, falarei um dia destes), sendo que uma delas me obriga a andar um pouco por todo o país. A verdade é que não desgosto disto, pois é uma boa forma de conhecer um pouco melhor Portugal e é tempo em que não estou fechado no escritório.

Tenho percorrido Portugal de norte a sul, de este a oeste, por autoestradas, estradas nacionais e até por caminhos de cabra. E tenho passado por situações complicadas, pequenos sustos nas estradas e trabalhos dificeis de os realizar por motivos vários. Mas o que gosto mesmo de tudo isto é dos nomes de alguma localidades pelas quais passo. Já sabemos que Portugal tem um dom especial no que dar nomes às terrinhas diz respeito. E se muitas delas apenas as conhecemos de ver em alguma reportagem mais esquisita ou quando alguém se lembra de mandar para as internets uma lista com nomes de localidades, a verdade é que existe por aí nomes que não lembram a ninguém.

Depois, quando vejo uma localidade com um nome mais fora do normal, o meu primeiro pensamento é: "Mas como é que se chamam os habitantes que aqui vivem?!". Ora se há os normais: os de Lisboa são os lisboetas, os do Porto são os portuenses, os de Mora (minha terra) são os morenses; existem ainda os menos óbvios: os de Guimarães são os vimaranenses, os de Castelo Branco são os albicastrenses, os da Guarda são os egitanienses. Mas ainda há aqueles que por muito que puxemos pela cabeça, não conseguimos perceber que raio de nome é que se poderá dar aos habitentes de tão peculiar localidade.

Pois que ontem foi dia em que tive que sair em trabalho. Pelo caminho, passei por uma dessas localidades de nome nunca antes pensado e que me deixa aquela dúvida imensa sobre o nome dos habitantes. O que vos peço é que me ajudem a tentar descobrir o melhor nome para estes habitantes, pois eu já dei voltas e voltas à cabeça e "cheira-me" que não vou descobrir sozinho!


4 comentários:

  1. Parece-me bem! Eu também não me importaria de ter um emprego em que me permitisse levantar o rabo da cadeira e andar a viajar pelo país fora... :)
    Quanto ao nome dos habitantes: narigudos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas às vezes não me apetece nada sair debaixo do ar condicionado! :D hahahaha

      Houve mais gente a responder isso. Mas a mais gira foi uma do facebook: Macacos. :D

      Eliminar
  2. Todas as semana passo por uma tabuleta que indica a localidade Monte de Meda.... Queres tecer alguma consideração?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que deve ser uma meda viver nesse sitio! :D hehehehe

      Eliminar

Dá a tua aparadela..