quarta-feira, 31 de julho de 2013

Obrigado, Obrigado e Obrigado..

(Este vai ser um post longo, muito longo, de agradecimento e onde me poderão conhecer um pouco melhor, caso o queiram fazer.)

Para quem anda por estes lados, há mais de 2 dias, sabe que eu sou estudante.
Para quem anda por estes lados, desde ontem, poderá não o saber ainda.
No entanto sei que mesmo aqueles que andam aqui há muito tempo, poderão não saber que parte do meu tempo (muuuuuuuito tempo) é passado a estudar, muito menos qual a licenciatura que estou a tirar. Mas vamos por partes.

Como já disse algures por aqui, num dos imensos posts com que vos presenteio, sempre fui um gajo com uma boa capacidade intelectual, uma inteligência acima da média e uma extraordinária capacidade de aprendizagem. Podia ser modesto em relação a isto, mas acho que não o devo ser, porque quem fala a verdade, não merece castigo, e eu sou, de facto, um gajo inteligente. Da mesmo forma que digo isto, também posso dizer que fui bastante burro noutro sentido, no de não ter aproveitado as minhas capacidades a 100%. Aliás, penso que nem a 50% as utilizei.

Durante o secundário descurei dos estudos, estive literalmente a borrifar-me para aquilo tudo: para as aulas, paras os livros, para as notas, para se acabava o 12º ou não. Claro que foi um desgosto muito grande para os meus pais e também para a restante familia. Afinal de contas, é sempre doloroso ver alguém de quem gostamos a desviar-se do caminho certo. Foi então que decidi ir estudar à noite, uma vez que durante o dia fui obrigado a ter que trabalhar, mas o resultado foi o mesmo, não quis saber daquilo para nada. Depois a história do costume: rapaz conhece rapariga, rapaz apaixona-se por rapariga, rapaz deixa tudo e vai atrás dela e esquece que devia estar era focado na sua vida e em começar a emendar alguns dos seus inúmeros erros. Deixei de estudar de novo e comecei a trabalhar num bar em Peniche. Decidi, ainda durante esse ano em que fiz vida por lá, voltar a estudar, aproveitando a oportunidade que o ingresso através dos "Maiores de 23" me oferecia. Fiz as provas necessárias e entrei para o ESTM (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar) de Peniche. Parecia que as coisas estavam a entrar no rumo certo.

Mas não estavam. A relação atravessou uma das fases mais criticas de sempre, houve uma rutura quase completa, e saí de Peniche. Mas continuava a estudar, através do sistema B-Learning (aulas dadas à distância e pela internet). Nesta altura, já eu estava a trabalhar em Lisboa, na empresa onde ainda estou hoje. As coisas estavam a correr bem nos estudos, apresentava resultados positivos, mas foi então que a minha avó materna adoeceu gravemente, entrou em coma, e eu e o meu pai passámos a fazer Lisboa-Mora-Lisboa todos os dias (pouco mais de 100kms), para apoiar a minha mãe que estava no Alentejo sozinha. Saiamos de Lisboa por volta das 20h, chegava-mos por volta das 21/21:30h. Saiamos de Mora no outro dia às 6:30h para estarmos às 8h em Lisboa. E foi assim durante cerca de 3 meses, até ao dia em que, eu e o meu pai, tivemos um acidente de carro e percebemos que não podiamos continuar assim. Claro que tive que abdicar dos meus estudos, congelei a matricula, e acabei por perder todo e qualquer interesse em voltar sequer a olhar para livros.

Até que a vontade e o desejo de voltar a estudar, de mudar de vida, de ser mais do que aquilo que sou hoje, cresceu de tal forma que tive que tomar medidas. Comecei à procura de cursos que me interessassem, universidades, preços, até que descobri o ISLA - Instituto Superior de Linguas e Administração (hoje, Universidade Europeia) e o curso que acabei por escolher: Marketing, Publicidade e Relações Públicas. Decidi abraçar com todas as minhas forças e vontades este novo rumo que queria dar à minha vida, e dediquei-me por completo a isto nos últimos 10 meses. Tive que fazer muitos sacrifícios, abdicar de muita coisa, esquecer que havia uma vida para além de trabalhar e de estudar, coloquei de parte toda e qualquer aproximação do género feminino (não me podia dispersar novamente) e passou tudo o resto para segundo plano. Passei noites e madrugadas na universidade a estudar, fins de semana em casa a recusar saidas com os amigos, passei muito mais tempo sozinho e vi menos vezes do que aquelas que queria, a minha familia. Mas os resultados apareceram! Mas eu tinha que provar a mim mesmo que conseguia e tinha outras pessoas a quem prestar provas de que isto não era só mais uma daquelas tentativas que morriam na praia, às vezes, sem sequer chegar à areia.

Mas para isto, durante toda esta luta, tive a ajuda de muitas pessoas, e é a essas pessoas que agora quero agradecer, em especial a uma, que vou deixar para o fim. Tenho que agradecer a todas as pessoas com quem trabalho, desde colegas a administração, por me terem substituído quando eu tinha que estudar e fazer os exames e à administração por nunca me ter impedido de faltar. Tenho que agradecer aos meus pais que me ajudaram da melhor forma que sabem e podem. Agradecer aos meus colegas de turma pelo apoio que sempre me deram nos meus objetivos (apoio que era extensivel a todos, pois somos uma turma bastante coesa e únida), mas terei que destacar algumas pessoas: a minha sister Camila Rodrigues, incansável companheira das noites de estudos e de momentos de diversão; Ângela Amaral, que mesmo comigo a gozar com ela constantemente, nunca me virou costas e estava sempre lá para aquela palavra de apoio; Mónica Nobre, pelos momentos de descontração que tantas vezes eram precisos e só os conseguia com ela; Alexandra Fernandes e Bruno Baia, que apesar de tudo, foram dois pilares do meu sucesso; Alexandre Mateus, o meu mais direto "adversário" mas que nos momentos importantes nos ajudámos um ao outro.Tenho que agradecer aos meus amigos, pelas palavras de incentivo que me foram dando ao longo de todo o tempo. Quero também agradecer a quem aqui vem, que sempre me deram alegrias com as coisas que me foram escrevendo e as felicitações. Foram meus companheiros nos momentos de pausa e foram um escape da realidade que me manteve a mente saudável. A todos vocês, o meu grande obrigado!

Agora o obrigado maior. Sim, é para ti. Aposto que até já estás a chorar. O maior e mais especial de todos os obrigados vai para ti, Helena Pinto! Por tudo, por tanta, tanta coisa que podia estar aqui a escrever um livro só com agradecimentos, e não chegava. Foste talvez a pessoa que mais acreditou em mim desde que me meti nesta aventura. A única que acreditou realmente que eu queria fazer algo por mim, algo para mudar, algo para me redimir e nem por um segundo desististe de mim ou me viraste as costas. Ajudaste-me em tantos aspetos que só espero um dia conseguir retribuir-te da mesma forma e tudo com juros. Sei até que nem sequer merecia este teu apoio. Sei bem as vezes que fui mau para ti. Lembro-me agora mais do que nunca aquilo que te fiz um dia durante a hora de almoço. Percebo agora melhor do que nunca o cabrão de merda que fui e que devia ter havido alguém que me tivesse dado com uma marreta de 10kgs nos cornos quando te fiz aquilo. Desculpa ter estragado aquele que era o teu momento de felicidade, o teu momento da concretização de um sonho, aquele momento em que contas à tua familia, com um sorriso de orelha a orelha, que tinhas concluido os teus estudos, a tua licenciatura, que eras enfermeira e que eu, do mais alto de meu egoismo, te disse para te calares que ninguém queria saber daquilo para nada! Desculpa! Desculpa por isto e por tantas outras coisas. E obrigado. Obrigado por, apesar de seres mais nova do que eu, me teres ajudado a crescer enquanto pessoa. É a ti que dedico os meus resultados, é por ti que nunca vou abrandar a velocidade nesta corrida em que entrei. Obrigado, Obrigado e Obrigado!

Faltam-me ainda mais dois anos de licenciatura, mais dois anos de árduo trabalho e mais dois anos de sacrifícios. Agora sei que sou capaz, já sabia que era capaz, mas hoje tenho as provas na mão em como é mesmo assim. Sei que quero continuar os estudos, quero ir além da licenciatura, mas uma coisa de cada vez. Sei como gerir o meu tempo entre trabalho, escola e vida pessoal. Sei que agora tenho espaço para introduzir na minha vida uma nova pessoa, caso surja alguém que me chame a atenção e que saiba que a minha vida girará à volta de muitas coisas e não só dela. Sei agora, acima de tudo, que não quero nem vou desistir.

Abaixo, deixo-vos com o resultado do meu esforço! Mais uma vez, Obrigado a todos!

(clicar na imagem para ampliar, sff)

53 comentários:

  1. Sabia que lá bem no fundo até prestavas.

    Desejo-te toda a merda do mundo :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Chatinha! :)

      Sim, no fundo, bem lá no fundo, até sou um gajo porreiro :)

      Eliminar
  2. Anónimo18:37:00

    PARABÉNS!!!
    Pelas excelentes notas no primeiro ano do curso, por conseguires conciliar os estudos e o trabalho e principalmente por conseguires alcançar os teus objectivos :) Tens todos os motivos deste mundo para andares super-mega-hiper orgulhoso de ti próprio! E no meio dessa vida agitada ainda tens tempo para nos brindares com histórias criativas e fantásticas.. És o maior!!!!


    (agora pronto, já me podes dar o chocolate que prometeste para eu vir para aqui massajar-te o ego :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      Como se costuma dizer, nem me cabe um baguinho de arroz no rabo!

      Não sou o maior, mas sou, possivelmente, o melhor! :D

      (segue um Lion por correio expresso)

      Eliminar
    2. Anónimo12:48:00

      Mete-o numa caixinha para ninguém saber o que é senão os gajos dos CTT comem-no!!

      Eliminar
  3. Ora Sr. Bigodes os meus sinceros parabéns!!! :)

    Deve ser difícil conciliar isso tudo, mas pelas notas extraordinárias que tiveste tu conseguiste!

    Muita força e entusiasmo para o 2º ano.

    Mais uma vez, muitos parabéns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, menina anokas!

      Foi bastante dificil, mas assim ainda sabe melhor! :D O entusiasmo está cá! :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Muito obrigado Vicio!

      (o teu blog ajudou-me tanto! hahahah)

      Eliminar
    2. O meu blog é uma grande fonte de inspiração para o alívio do stress :)))

      Eliminar
  5. Esta poderia ser a minha história,eu tb só estudei na faculdade e até lá, foram só desgostos para aqueles que nos acompanham, felizmente já acabei a minha há alguns anos, mas sei o que é sair do trabalho e ir para a faculdade, ter aulas até à meia noite, regressar a casa e não poder dormir, porque havia trabalho para entregar... e um despertador a tocar às 7:00 para ir trabalhar e sair às 18 e fazer tudo de novo.
    muitos parabéns, e continua.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é a história de muita gente. Na minha turma é quase tudo gente que trabalha e estuda e todos têm que fazer sacrificios. Os resultados variam, mas foi positivo para todos! :)

      Obrigado, e continuarei! :)
      beijinho

      Eliminar
  6. Sim senhora, muitos parabéns caro Mustache :D

    ResponderEliminar
  7. ehpah, acho que com tantos percalços, esta vitória ainda te deve saber melhor :) Acredita em ti e segue o teu sonho, tu consegues! (como se viu por esta pauta). Parabéns e continua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, teve um sabor especial. Só espero conseguir poder saboreá-lo nos próximos dois anos! :)

      Obeigado!

      Eliminar
  8. Até dá gosto ver uma pauta destas!! ;) Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou sempre a olhar para ela e a mostrá-la a toda a gente na rua! :D

      Obrigado!

      Eliminar
  9. Muitos (imensos) Parabéns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito (bués) obrigado, Liazinha! (ai que o Roger já me vai dar nas orelhas! :p)

      Eliminar
    2. Dá nada -.- lol

      Eliminar
    3. Hoje é quinta.. sei como o vou atrair até aqui! hahaha

      Eliminar
    4. O Roger vai fingir que não leu "LiaZINHA" -.-' LOL

      Eliminar
    5. O que é que querias que ele escrevesse? LiaZONA?? -.- Eu sou mesmo inha :$ ahah

      Eliminar
  10. Weeeeeeee (foi um grito de felicidade) :) também sou trabalhadora estudante e sei bem como é duro! Agora também me deste vontade de mostrar as minhas notas!! É um orgulho tão grande que sentimos :) parabéns!
    E força para nos os 2. Em Outubro há mais... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é muito duro. Mas no final, quando vemos os resultados, até nos esquecemos do resto! :)
      Mostra, mostra as tuas notas! E por curiosidade, qual o teu curso?

      Obrigado! Em Outubro lá estaremos! :)

      Eliminar
  11. And the oscar go to...

    parabens

    ResponderEliminar
  12. A culpa toda é da Helena!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre culpa dela!! hahaha

      E também é tua! :D

      Eliminar
  13. Parabéns Mustache, és o maior! Deve ter sido super difícil conciliar tudo. Mas esta é mais uma prova de que nada é impossível, basta haver esforço e muita dedicação. Que nos próximos dois anos tenhas notas tão boas (ou até melhores!) como as que tiveste neste. E claro, que venhas cá, nos teus futuros momentos de pausa do estudo, partilhar as novidades connosco.

    Agora, só me resta desejar uma boa celebração ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carolina.

      Foi dificil, muito dificil, mas é como dizes: com esforço e dedicação (muito de ambos) quase tudo se consegue! :)
      Quero melhorar, quero sempre mais e melhor, por isso nos próximos 2 anos, a dedicação vai ser, pelo menos, a mesma.. :)

      Eliminar
  14. És tão grande!! :) Isto é de homem, é texto de quem tem os pés bem assentes na terra e tem a humildade de agradecer a quem contribui para o que conseguiu. pouca gente é capaz disto! Parabéns, vejo ali um 20 (fora o resto...) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que sem a ajuda destas pessoas, o meu sucesso não seria este que aqui apresento. Ninguém consegue nada sozinho e devemos ser humildes o suficiente para sabermos isso mesmo, agradecendo a quem nos apoiou.

      Tirando ali aqueles dois 14 (um pouco por desconhecimento meu sobre o processo final dos exames), até que tive umas notas razoáveis. :)

      Obrigado, Madeixinhas! ;)

      Eliminar
  15. Estás é a ficar lamechas!!!!
    :p


    Parabéns! Tens motivos para estar orgulhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem lá no fundo, sou uma menina lamechas! :)

      Obrigado! Estou, bastante! :)

      Eliminar
  16. Anónimo23:07:00

    É assim, às vezes só precisamos mesmo de um rumo na vida. É para isso que serve o GPS. xD

    coloquei de parte toda e qualquer aproximação do género feminino
    Agora começo a perceber a importância do José Castelo Branco na tua vida. xD

    Opá, desculpa porque o assunto é sério e não é qualquer um que tem estaleca para ultrapassar todas as dificuldades por que passaste e continua com coragem para continua. Continuar brilhantemente, como o demonstra a pauta com as notas.
    Parabéns.

    Mas ainda não me vou embora sem largar mais uma bacorada. eheh
    Quando comecei a ler a parte dos agradecimentos, só faltou "um obrigado muito especial ao Sr. Presidente da Câmara, que nos cedeu o autocarro" para pensar que tinha ligado a televisão, por engano e estava no "Preço Certo". Ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá, tu responde-me sempre com este perfil!! hahahahahaa

      Esqueci-me de agradecer ao White Castle!!! :p

      Acima de tudo, há que não desistir, venha o que vier. Somos mais resilientes do que aquilo que julgamos ser! Tu sabes isso melhor do que ninguém! :)

      Adoro o preço certo, e imagino a coleção de chapéus que o Fernando Mendes tem em casa! hahaha

      E obrigado!

      Eliminar
  17. Tu és mesmo uma pessoa de extremos... Consegues ser a pessoa mais idiota a parva da grande Lisboa, como a seguir consegues ser a mais amorosa e meiga de Lisboa ao Algarve! Mas acho que a vida te está a mostrar que existe um meio, o tal ponto de equilíbrio. Se escreveste isto no final do teu primeiro ano, estou curiosa para ler como será o teu agradecimento no final do curso. Gostei muito meu palerma, gostei mesmo muito.

    (Li esta porra toda antes das 8h, quero o meu agradecimento)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou um pouco do 8 ao 80, é verdade. Mas ando à procura do meio termo, e estou a conseguir. Falta-me apenas uma coisa, mas vou dar tempo ao tempo para que isso aconteça. :) Fico feliz por acreditares que este blog ainda vai durar mais dois anos e que ainda vais por aqui andar para leres o agradecimento! Quando for o dia de mandar o chapéu de formatura ao ar, eu convido-vos a todos! :)

      Obrigado, minha adoradora de morceguinhos! :p

      (Leste isto logo pela manhã?! Tu realmente gostas de sofrer! haha Obrigado por te teres dado a este trabalho!)

      Eliminar
  18. Parabéns!
    Vamos lá ver se continuas assim... É que ainda nem a meio caminho chegaste... ;p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Moustachezinha! :)

      Sei bem disso, mas acredita que a vontade de não abrandar o ritmo está cá! ;)

      Eliminar
  19. Um dos melhores posts que já fizeste, apesar de longo como sempre, mais pelo facto de mostrares sinceridade e a pessoa que sempre vi que eras! Sei que os proximos 2 anos correram melhor porque acredito que tens força de vontade para tal!

    Muita merda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pastelinho.

      Se viesse para aqui gabar-me das notas que tive sem sequer agradecer a quem me ajudou e apoiou, não merecia que alguém me desse os parabéns! Também espero que corram bem, até porque agora já vou conseguir gerir as coisas de forma diferente.

      Eliminar
  20. tendo em conta a variedade dos teus posts... até hoje ainda não percebi quem és...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fácil, olha para estes em que falo realmente daquilo que sou e do que penso, e ficas a conhecer o meu lado serio.. olhas para as minhas parvoíces e ficas a conhecer o meu lado brincalhão.. Lês ainda outras coisas e ficas a conhecer o meu lado romântico.. juntas tudo, e ficas a conhecer-me! :)

      Eliminar
  21. clap clap clap, parabéns mustache!
    hard work pays.
    keep up the good work, no próximo semestre, agora aproveita o verão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Sem duvida que dar-lhe no duro tem as suas recompensas.
      Sim, vou aproveitar estas férias e só pensar em estudar lá para Outubro! :D

      Eliminar
  22. Parabéns pá.
    E que tudo corra pelo melhor nos próximos dois anos :)

    Btw, como é que andaste por Peniche e nunca (pelo menos que me lembre) te vi por lá? Peniche sempre foi o meu destino de férias :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Roger!
      Irá correr certamente. :)

      Tive lá o ano de 2007, em pleno verão, inverno, carnaval, natal.. :) na altura não era nada parecido com o que sou agora.. talvez seja por isso.. :)

      Eliminar
    2. Ah então se foi só em 2007 esquece, quase nem andei por lá nesse ano. Nessa Páscoa, estive em Lloret. Nesse Verão, por motivos de saúde, fiquei-me por Coimbra praticamente. E mais perto do fim do ano comecei a trabalhar :P

      Eliminar
  23. Sou suspeita em dizer, mas estás a tirar o melhor curso apesar da empregabilidade que tem, infelizmente.
    Tenho esse curso e outros relacionados com o mesmo. Só me falta mesmo é trabalho.
    As notas: Uau!! Parabéns! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a adorar o curso, a matéria, o que se aprende, até os professores!! :D
      Quanto a emprego, depois penso nisso, agora quero aprender o máximo que puder, fazer o melhor que consigo, e subir as notas para uma empresa qualquer me ir buscar assim que terminar o curso! :D

      E obrigado! :D

      Eliminar

Dá a tua aparadela..