terça-feira, 4 de junho de 2013

O Mustache explica os homens..

Vocês sabem como é, certo? Rapaz conhece rapariga, conhecem-se melhor durante um tempo, passam tempo juntos. Fazem coisas divertidas um com o outro - ir ao cinema, passear, concertos. O rapaz convida a rapariga para as suas festas. Ele ouve os seus problemas. Ele faz isto tudo porque não a vê apenas como uma amiga.
É então que, chega aquele fatidico momento em que ela descobre que durante todo aquele tempo, ele a estava a ver como uma potencial namorada. E se a rapariga o rejeitar, ele pode nunca mais lhe voltar a falar.

Isto acontece-nos repetidamente. Começamos a dar-nos com uma rapariga, e por tudo o que eu já passámos no passado, começamos a pensar que ela realmente está interessada em nós e que gosta da nossa pessoa. É então que a convidamos para um encontro.

Ela diz que gosta muito nossa da companhia , que valoriza muito a nossa amizade. Ela diz que realmente quer ser nossa amiga e continuar a estar numa boa a falar sobre os nossos livros favoritos ou a explorar novos restaurantes ou a gozar com as pessoas que passam enquanto estamos sentados num banco de jardim. Mas nós começamos a rejeitá-las. A não atender as chamadas nem a responder às mensagens. Se havia alguma coisa combinada, antes daquele fatidico incidente, estes planos acabam por, misteriosamente, não se concretizar. Depois, quando nos encontramos com ela num qualquer evento social, as conversas são esquisitas e constrangedoras. Isto acontece porque, no momento em que conhecemos uma rapariga, a colocamos imediatamente como possivel namorada, e não a conseguimos ver como material para amizade.

E ela vai dizer que é injusto e que não compreende, que é uma rapariga simpática, que tem muito a oferecer como amiga, como não ser ciumenta nem nada dessas coisas. Mas nós, homens, não queremos ser apenas amigos de raparigas como ela. Não o conseguimos evitar. É a forma como fomos fabricados, biológicamente. A Evolução condicionou o cérebro do homem, já desde os primórdios dos tempos, a procurar raparigas para acasalar, e a criar laços de amizade com os outros homens, com quem iam caçar mamutes. É verdade! Eu sei disto, porque estudei estas coisas no secundário.

Isto levanta muitas questõs às mulheres. Devem, as mulheres, tentar juntar-se ao grupo dos caçadores de mamutes, numa tentiva de serem vistas como uma amiga pelo cérebro limitado dos homens? Devem continuar a ser amigas dos homens, mas evitar que eles tentem alguma coisa, baixando-lhe a auto-estima a pouco e pouco? Ou devem desistir destes seres manipuladores, sacanas com duas caras que jogam estes joguinhos distorcidos, de uma vez por todas?

Esperemos que não. Quer dizer, a maioria de nós gostaria de uma dia conseguir ter uma amizade pura e simples com uma rapariga, mas é dificil que elas confiem em nós e nos respeitem, quando não lhes dizemos o que realmente queremos dizer.
E a grande verdade é que nunca sabemos quando é que vamos relegar, imediatamente, a rapariga para o pedestral de possivel namorada.


73 comentários:

  1. Hummmm...tematica complicada meu caro! É verdade que as historias de amizade entre homens e mulheres ou sao inexistesntes ou metem sempre um "mas depois apaixonei.me..." a mistura. Entendo que vocea assim funcionem mas garanto.vos.que nos tb somos assim. Ao vermos um homem atraente tornar.se nosso amigo esperamos que ele perceba que afinal queremos mais. O que resulta daqui? Mulher enrola.se com homem, homem faz trinta por uma linha, mulher quer namorado enquanto homem quer cama. Mas "detesta a ideia de perder a amizade dela"...como ves, isto da amizade entre sexos tem que ser uma coisa muito bem resolvida desde o inicio e muito bem trabalhada durante..sinceridade de ambas as partes ou alguem vai chorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Caneco pah, eu acho que voces têm um pacto para ver quem faz os post maiores... Qualquer dia lanço-vos um desafio: escrever um post com 30 palavras.)

      Eliminar
    2. e com bonecos k isto de ter poucas letras em comparaçao ao nº de bonecos estraga a visualizaçao da coisa

      Eliminar
    3. Liz: Algumas vezes são os homens a quererem namorada e ela a não querer. Já me aconteceu.
      E aqui só estava mesmo a querer dizer, que para os homens, ser só genuinamente sem nenhuma intenção por trás é muito complicado.

      Calvin: Tentei, e não consegui.. :(

      Eve: Meti um boneco tão giro! :D

      Eliminar
    4. LEAVE US ALONE!!! (Liz a gritar furiosamente como aquele menino loiro que defendeu a Britney)

      Eliminar
    5. Isso é porque tás magoada e ressentida com os gajos.. Mas vai aparecer um que te vai fazer esquecer todo o mal que já passaste! :)

      Eliminar
    6. Liz... mas... mas... foi só uma observação... não uma critica :(

      Por causa disso.. estou triste... vou rapar o cabelo.

      Eliminar
    7. espero k esse rapar de cabelo seja só do pescoço pra baixo... sabes o kt me excita uns bons puxoes de cabelos

      Eliminar
    8. nem para fazer tótós...

      Eliminar
    9. oh pa e agora onde eu agarro? ah ja sei... nas mamas lol

      Eliminar
  2. Eu acho que isso também pode ser visto sob a perspetiva feminina, tal como a Liz disse no comentário anterior.
    É por isto que o meu namorado bem me diz que detestava que eu tivesse um "melhor amigo", tal como ele não teria uma "melhor amiga" para além de mim... eu concordo com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, a não ser que esse melhor amigo, tenho o mesmo gosto que tu: homens! :D
      sim, pode-se ver pela perspectiva feminina, mas os nossos cérebros são muito mais atrofiados neese sentido.

      Eliminar
  3. Opá, eu tenho amigas, de amizade pura e simples. Mesmo! Sem pensamentos pecaminosos, sem confusões de sentimentos, sem nada disso. Amizade pura mesmo. Serei um bicho estranho? xD

    Mas já me apaixonei pela minha melhor amiga daquela altura (isto há meia dúzia de anos). Não ia dizer-lhe nada, até um dia ela começar a puxar a ferros. Sorte das sortes: era correspondido. Portanto nem todas as friendzones são dados adquiridos :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. amigos e amigas tudo bem...melhores amigos é k puxa p algo mais... é mt convivencia e mt coisa em comum p 2 pessoas de sexo oposto. digo eu!

      Eliminar
    2. Eve, isso é relativo... eu tenho um melhor amigo homem e nunca me passou pela cabeça apaixonar-me por ele.

      Eliminar
    3. Roger: sim, também tenho amigas, só amigas... mas como tu próprio disseste, acabaste por te apaixonar pela tua melhor amiga! Ainda bem que foi correspondido, porque nem sempre é assim.. :)

      Eve: sim, acho que muita convivência, muita coisa em comum, e o homem começa logo a imaginar outros cenários..

      Start: pode não ter passado pela tua, mas como eu disse, somos muito mais complicados, e talvez, na cabeça dele, as ideias sejam noutro sentido..

      Eliminar
    4. Nop, sr. Mustache. Sei que não passou pela dele também. E não, não é por ele ser gay (que não é) é só porque desde o inicio que conversamos abertamente um com o outro sobre tudo e sempre deixámos isso bem claro.

      Eliminar
    5. Ainda bem, são essas amizades que se devem manter e esse o modo de agir.
      O meu melhor amigo, é mesmo uma rapariga, mas porque sabemos, que qualquer tipo de envolvimento físico, nunca vai acontecer!
      (já aconteceu, já namorámos, e somos mesmo só amigos)

      Eliminar
    6. Percebo o ponto de vista da Eve, mas nada é assim tão linear. No meu caso, era linear efectivamente, porque toda a gente via menos nós -.-' mas a verdade é que até ao dia em que houve click na minha cabeça, nunca me tinha passado pela cabeça (juro!) ter algo com essa tal melhor amiga da altura.

      Enfim, nada é absolutamente linear no fundo

      Eliminar
    7. Ponto importante, e falo por experiência própria: a arriscar para além da amizade, deve-se ter a noção que se a coisa descambar, nunca mais nada será como antes...

      Eliminar
    8. Sim, isso é um facto 100% certo!
      Se a coisa não der, nunca mais vais ser a mesma coisa....

      Eliminar
  4. A minha melhor amiga é um canhão, a minha melhor amiga além de canhão é muito bonita, a minha melhor para além de canhão e bonita passa noites comigo, dou-lhe massagens nas nos pés nas coxas, e nem há pinga de tesão um pelo outto. Há dez anos estivemos envolvidos e percebemos que entre nós existe apenas amizade.
    O contrário é mais vulgar. Conquistar o outro pela amizade, fazemos de tudo para que sejamos bem vistos e apreciados como pessoa, o que mais tarde no período pós conquista, desaparece e acontecem as discussões onde o "tu não eras assim" e o "estás diferente" estão sempre presentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo, apresenta-me a tua amiga!!!! :D Se ela é um canhão, diz-lhe que sou uma bala!! hahahaa

      Sim, de facto acho que antes de uma relação deve haver amizade, que se vai desenvolver para algo mais, das duas partes. E claro, quando uma dessas partes fica sempre na amizade, às vezes dá mau resultado..

      Eliminar
  5. Bom, eu posso dizer que tenho, pelo menos, 2 grandes amigos já praticamente de infância. Tenho certeza que nenhum tem qualquer interesse além da amizade. Convém, nesta fase, dizer que não sou uma bota da tropa, apesar de não ser uma estampa. Mas, e apesar disto, a verdade é que, à medida que os anos passam, é cada vez mais complicado desenvolver uma simples amizade com um homem, na certeza que não passará disso. Isto faz-me lembrar uma velha discussão que tenho sobre este tema, e que um dia destes dará um post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, na adolescência a coisa até é levada só como amizade, mas numa fase adulta, é mais dificil conseguir diferenciar se queremos só amizade ou algo mais. Podemos até estar mais maduros, mas é quando o cérebro começa a pedir aquele parceiro para a vida, para assentar e essas coisas..

      Eliminar
  6. eu tinha um melhor amigo, saimos bue, ia bue a casa dele, ele vestia-se a mnh frt na boa nunca houve avanços... ate k um dia ele avançou ate de mais!!!!...e eu totó até aquele momento nao tinha percebido nd... só via mesmo amizade...... axo k nunca mais o vi dp desse dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eve, é como disse: "mas é dificil que elas confiem em nós e nos respeitem, quando não lhes dizemos o que realmente queremos dizer.". Tivesse ele sido logo sincero contigo quando os sentimentos lhe apareceram, e tu tinhas posto logo travão e evitado essa situação..

      Eliminar
    2. e se eu t disser k hoje penso nisso e arrependo-m d n lhe ter saltado pra espiga antes de ter desaparecido da vida dele....

      Eliminar
    3. Não te arrependas de nada do que não fizeste..
      O que tu hoje pensas que poderia ser o teu futuro com alguém do teu passado, não interessa nada, porque poderia ter sido o oposto daquilo que imaginaste..

      Eliminar
    4. meu futuro c alguem? nao mustache, era mesmo so uma quecazinha... de kk modo nunca mais o vi, ou seja perdi um amigo na mesma, assim sendo devia ter aproveitado, o resultado seria o mesmo mas mais apetecido :P

      Eliminar
  7. tema interessante e complexo
    eu cá acho que com o passar dos anos nos conseguimos distanciar bem uma amizade de um possível amor sem haver envolvimento.
    Na adolescência as hormonas estão aos saltos e tudo é mais complicado de separar. Com a idade amadurecermos e conseguimos destingir sentimentos.
    bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que o Mustache é só coisas interessantes e fixes! ;)

      Com o passar dos anos vamos amadurecendo, acaba a fase das hormonas e de querer estar com toda a gente... entramos na fase de querer estar só com uma pessoa, e acho que é aqui que os cérebros dos homens começam a fazer curto-circuito, e a ver todas as amigas como potenciais namoradas..

      Eliminar
  8. Eu, como rapariga, discordo deste post. Em tudo há excepções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro! Mas acredita que é assim que funcionam os cérebros dos gajos. :)
      Há sempre (ou quase, quase sempre) uma segunda intenção por detrás de tão grande amizade..

      Eliminar
  9. Anónimo12:15:00

    Uma amizade pode ser a base de um amor (pode e deve, aliás), mas também pode nunca passar da amizade. Senão andava aí tudo apaixonado uns pelos outros... Mas nisto do amor não há fórmulas perfeitas por isso..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que a amizade deve ser a base das relações.
      Pode nunca passar de amizade porque ele não tem coragem de dizer à rapariga o que realmente deseja, ou porque ela nunca lhe dá qualquer hipóteses de tentar o que quer que seja..

      (isto também funciona no vice-versa)

      Eliminar
  10. Eu sempre achei que era possível o meu melhor amigo ser um homem. E foi..Durante quase 20 anos, até ao dia em que descambou e a atracção fisíca se tornou inegável.Fazíamos tudo juntos, tão juntos que as faíscas foram mais fortes que preservar a amizade. Conseguimos mantê-la e não há situações constrangedoras, até pq já se passaram mtos anos, mas nunca mais foi a mesma coisa. O facto de morarmos, neste momento, em sítios diferentes tb ajudou à distância.Mas qd nos vemos é smp uma festa e uma alegria que não deixa lugar a constrangimentos.
    Por experiência própria, não me parece possível, mas deve haver excepções, com certeza. E se elas existem, é de valor, pq nesta era em que anda "meio mundo a comer meio mundo" (perdão da expressão)é sempre bom saber que se consegue preservar grandes amizades em sexos opostos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é difícil voltar ao ponto em que se estava, depois de um envolvimento mais profundo e intimista, mas lá está, para tudo há exceções! :)

      Eliminar
    2. Não voltámos, claro que não. Até pq eu entretanto fui viver para a Alemanha e dps "casei", ele tb e agora moramos em cidades diferentes. Além de que já passaram 13 anos sobre o acontecimento.
      E não, não há constrangimentos qd nos vemos...o que para mim, é maravilhoso:))

      Eliminar
  11. Olha descobri pelo teu post que afinal sou homem e falta me algo no meio das pernas!!!!

    Eu so tenho maioritariamente amigos homens e o meu melhor amigo é homem! As mulheres não sei porque costumamos chocar... A benesse desta amizade talvez seja o facto deles serem quase todos comprometidos e/ou "anões", a meu lado entenda-se, e nunca tenham tentado nada! Mas de facto a amizade é o principio de tudo, até mesmo de algo mais se assim tiver q ser!
    Se acabar "mal" olha será estranho mas penso que com o tempo tudo se resolverá, apenas diminuirá a intensidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. realmnt, eu se fosse gajo ia-me sentir diminuida ao pe de ti.. normalmnt o gajo gosta d pensar k é o mais forte da relaçao, o protector... cm é k isso funciona c uma gaja de 1.80? dificultas a tarefa a kk gajo

      Eliminar
    2. Lolol a minha ultima relação foi com um menino de 1m90. e ele acabou comigo pq eu é q vestia as calças lá em casa e ele nao sabia gerir bem isso!

      Pras chamadas voltinhas sou "objecto" apetecivel, pro resto é muito complicado aguentar tanta areia no camiaozinho!

      Eliminar
    3. tb spr usei calças la em casa (e o meu ex era gozado por isso) e no entanto sou um pinguinho de gente...

      1.90.. meu deus, um gajo assim ao pe de mim fazia parecer a sorte grd e a terminaçao

      Eliminar
    4. Pastelinho,
      bolas, realmente...não há assim tnts gajos com mais de 180cm's:(
      Pq é q somos smp nós a usar as calças lá em casa, independentemente da altura q temos:(((

      Eliminar
    5. Pois é dificil encontra los ;) mas com o tempo tornei me menos exigente e como costumo dizer "desde que tome banho, corte as unhas e lave os dentes" é meio caminho andado ( o outro meio é deitado, e aí não se nota a altura :P)

      Eliminar
    6. hahaha
      "desde que tome banho, corte as unhas e lave os dentes" é meio caminho andado
      realmnt, ate juntar isso tudo as vezes é dificil de arranjar loool

      Eliminar
    7. A serio... Em 8 anos que tou sozinha, já tinha historias pra editar um livro. "Os amores e desamores da Pastelinho" era um hit!

      Eliminar
    8. cheira-me k n é sozinha, andas é saltitona, o que iria fazer um livro de grande sucesso mesmo, de fazer frt ao 50 sombras e afins...

      Eliminar
    9. lolol O meu ultimo relacionamento foi ha 2 anos e meio por ai, durou um ano e pouco! Qd falo os 8 anos é de facto desde que me separei e tornei me mais exigente em relações, somente pelo facto que agora sou mãe! Mas sim as poucas, talvez rarissimas "sombras" que houve, eram dignissimas de haver parte I, parte II e talvez a parte III :P

      Eliminar
    10. pastelinho mai lóvi, escreve o livro k eu leio tudo k seja erótico lool

      Eliminar
    11. Pois Pastelinho, o facto de eles terem namoradas, deve ajudar a que a amizade não passe disso... mas acredita, que se eles terminarem as relações, és imediatamente, um alvo! :D
      E sim, a tua altura é coisinha para intimidar os mais fracos! :D

      Eliminar
    12. Não, eles são como irmãos já! Não os tou a ver a quererem algo mais, sonham com isso, mas nem tentam!

      Eliminar
    13. São como irmãos para ti... mas tu não és como uma irmã! :D
      E a seres, talvez já tenhas lido "Os Maias".. :p

      Eliminar
    14. Sou alguém que eles sabem que não teremos nada, mas dado o meu à vontade em falar de sexo e das aventuras que tinha, sonham sempre com isso! é Normal é gajo! o sangue ora sobre ora desce, quando é a cabeça de baixo só desce!

      Eliminar
  12. Olha há um mês e picos, escrevi um pequeno trecho! Mas eu proibo me da escrita por isso mesmo, agora com o Verão e sem AC é mortal :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh cum catano, junta-se a fome à vontade de comer... abre um blog p nos pa.. cheira-m k isso ia abrir o apetite ainda mais

      Eliminar
    2. pois ia ia e dps? Ando em abstinencia :)

      Eliminar
    3. lol isto é so gajas esfomeadas.. nao há gajos p nos satisfazer ou k? escondem-se todos só pode, ou então nao dao conta do recado

      Eliminar
    4. Não ando esfomeada :) Apenas em 8 anos fartei me de casos pontuais, e sim eles tb não dão conta do recado!

      Eliminar
    5. cof cof cof
      se calhar é por eu ser tão oferecido que nenhuma gaja me leva a serio! :p

      Pastelinho, se quiseres, eu publico aqui em teu nome! :)

      Eliminar
    6. Não te posso levar a sério quando me excluis à partida por ser fumadora e ter 1m de pernas!

      Publicas o quê? O meu trecho erótico?

      Eliminar
    7. Se continuares a fumar só 3 cigarros por dia, e até tivesses disposta a estar um dia sem fumar, não te excluo de nada! :p Tenho um pouco de vertigens, mas gosto de um bom desafio! hahaha

      Sim, esse conto. Ou então faz como a Eve sugeriu, e cria o teu espaço! :)

      Eliminar
    8. Claro que consigo lol! Eu até te disse que por vezes tenho periodos que não fumo! A falta de "algo" stressa me e ao menos agora levo algo à boca, tipo o cigarro!

      O meu melhor amigo está sempre a dizer cria um blog, chateia me sempre com isso! Mas eu tenho dias que escrevo pensamentos, outros nada! Mas o conto está bonito está, andei uma semana a apagar fogos sozinha só de o ler! Porque de facto foi escrito para uma pessoa!

      Eliminar
    9. Olha, eu se te puder ajudar em alguma coisa, estou aqui à tua disposição! :)

      Não precisas de escrever todos os dias.. escreves quando queres e o que te apetecer.. em relação às temáticas, não precisas de te restringir só a uma! eu queria que isto fosse um blog só de humor e coisas parvas, e já aqui tenho falado de coisas muito sérias.. ;)

      Eliminar
    10. Sim eu sei, mas sabendo como sou é normal ou tar em mood apaixonada ou em mood salta me pra cima!e neste momento, aprecio a leitura dos vossos blogs ;)

      Eliminar
    11. E queres melhor do que essas vriações de mood? a mim, é o que me faz escrever os melhores textos, aquele momento de transição de fases... tudo parece mais simples e sem filtros! :)

      Eliminar
    12. Prometo que se fizer algum dia um, convido te a passares pelo estaminé ;)

      Eliminar
    13. Isso é que é falar!

      Até sugiro já um nome (assim fatela que é o unico que me vem à cabeça): A Nata do Pastelinho.

      yah, é fraco, mas a cabeça agora anda noutros lados.. :p

      Eliminar
    14. onde andas com a cabeça lagarto?!?! ;)

      Olha se for pra maiores de idade, tenho o nome perfeito mas acho que os meus amigos proximos topariam logo que o blog seria meu!

      Eliminar
    15. Não ando com a cabeça no sitio onde a gostaria de ter, mas anda lá perto, pelo menos em pensamento! :p

      Tu é que sabes se queres para maiores de 18.. :) e olha, se tivesses amigos próximos a ir ao teu blog, tirava-te o chapéu! Eu cá não tenho nenhum! lool

      Eliminar
    16. O facto de passar por anonima agrada-me, mas o meu melhor amigo esse reconheceria-me logo pela escrita ;)

      Eliminar
  13. É inevitável e penso que a chave para lidar com isso, é a inteligência. A inteligência de parte a parte. Elas sabem que nós queremos é febra e nós sabemos que elas por vezes só querem uma relação platónica. Não adianta esconder, armar em anjinho. Ah e tal, eu sou diferente...
    A única maneira de lidar com isso, é ambos assumirem que os humanos são assim, mas que conseguem fazer coisas extraordinárias quando aprendem a usar o cérebro.
    Eu hoje estou tão "moralista", que até me espanto comigo. ahahah

    Sim, é verdade, tu escreve pra car@r@***. ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu disse, estamos programados para procurar gaja para acasalar e gajos apra ir caçar mamutes. Elas conseguem lidar muito melhor com este tipo de relação homem-mulher só amigos!
      Mas se as coisas tiverem definidas, em principio, mesmo que o gajo pense nisso, não vai tentar nada.. e daí, talvez tente! :D

      Hoje já escrevi um pequeno! :D

      Eliminar

Dá a tua aparadela..