segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vai uma passa?

Para quem não sabe, ou para quem ainda não leu com atenção as coisas que eu para aqui escrevo, se há coisa que não suporto, é o tabaco! E se pudesse, acabava com tal coisa no mundo!
Odeio o cheiro, odeio o fumo, odeio o facto de aquilo impestar todo e qualquer ambiente, acima de tudo, odeio o facto das pessoas saberem que aquilo mata e mesmo assim fumarem, ou pior, começarem a fumar!

Mas não sou hipócrita ao ponto de dizer que nunca experimentei.. Também já fui adolescente, já tive a minha fase rebelde e fumei os meus cigarros.. Mas nunca foi coisa que me desse prazer. Bebia demais e como todos os que estavam à minha volta fumavam, eu também metia um cigarro no bico. Fora disso, completamente consciente dos meus atos, nunca o fiz. Nem para ser fixe, nem para ser como os outros, nem para me mostrar um rebelde!

E se nunca o fiz a sério, em parte devo-o ao meu pai. Sempre que o meu pai me proibia de fazer alguma coisa, no dia a seguir eu estava a fazê-la. Era mais forte do que eu, querer experimentar o fruto proibido. Mas quando chegou a este tema, o meu pai só me disse "Não te vou proibir de fumar.. Nem a ti, nem aos teus irmãos.. Mas ficava feliz se não o fizessem..", e isto foi mais do que suficiente para eu no dia a seguir não ir a correr comprar um maço e dar-lhe mais uma tristeza a juntar a tantas outras que lhe dei..

Mas hoje fico parvo, completamente estúpido, com a quantidade de jovens que fumam! Com tantas campanhas que se fazem, com todos os malefícios conhecidos, como é que é possível que a malta se agarre ao tabaco? No meu tempo, quando eu tinha 15anos, há 14 atrás, se a malta não tinha nada para fazer, ia jogar ao berlinde, ia para a barragem, ia andar de bicicleta ou jogar à bola. Hoje, o que me parece que fazem quando estão em bando e sem nada para fazer, é iniciarem-se na mui nobre arte de alcatroar os pulmões. Mais me choca, quando vejo pessoas que já perderam familiares e/ou amigos, por causa de problemas resultantes do tabaco, a puxarem cigarro atrás de cigarro!

Eu sei que dantes até se incentivava o pessoal a fumar! Que era uma coisa boa, que fazia bem, que até era recomendado pelos médicos.. Só não consigo entender, como é que hoje, fumar não é já uma coisa totalmente obsoleta!

Já aqui disse uma vez, em tom de brincadeira, mas era muito a sério. Se eu vir uma gaja mesmo boa, gira, boas mamas e belo rabo, sorriso lindo, olhos doces e cabelos que parecem nuvens, mas estiver a fumar, perde imediatamente todo o encanto, e passa de princesa a monstro ali em nano-segundos!

Sei que isto não é um post nada engraçado, mas é algo que eu queria dizer... E como isto é meu e quem manda aqui sou eu, hoje vai ser uma coisa séria...
E já agora pergunto, qual a vossa opinião sobre isto tudo?






30 comentários:

  1. Também não gosto de tabaco, odeio o cheiro e às vezes levo com cada pessoa mais fedorenta que parece que tomou banho em cigarros.

    Acho que os jovens de hoje em dia pensam que fumar é que é fixe e que são uns badass por isso.
    A indústria tabaqueira agradece-lhes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, aquele cheiro que fica grudado nas pessoas, aquele halito que até dá vomitos.. O ir a um sitio e voltar de lá a tresandar a tabaco e ter que meter a roupa a lavar..
      Sim, acho que é mesmo por isso que fumam, porque é fixe e é de adulto..

      Pois, são mesmo os unicos que beneficiam.. Esses e o governo!

      Eliminar
  2. Neste momento, e de há uns anos para cá, também sou completamente anti-tabaco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou aquela que se sair à noite e voltar para casa com o cabelo a cheirar a tabaco, tenho que o ir lavar antes de me deitar porque o cheiro que depois vai ficar na almofada também, enjoa-me!

      Eliminar
    2. yeps, há que tomar o belo do banho ou então trocar de lençois no dia a seguir.. :D

      Eliminar
  3. Mix, não podemos misturar veneno com mediamentos! ;)
    Aaah e cheira bem! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim tabaco só de mentol e cada vez menos. Um de dois em dois dias a acompanhar o café.

      Eliminar
    2. e no after sex? ;)

      Eliminar
  4. Eu já manifestei a minha opinião num post que escrevi outro dia, mas aproveito para reforçar a ideia de que fumar mata e mata de uma maneira ignóbil. Se alguém se quiser matar, meta a cabeça na linha do comboio, que é uma morte rápida. A morte pelo tabaco pode ser bem lenta e dolorosa. Para o próprio e para a família, que morre um bocadinho com ele.
    Eu fumei e não sou tão radical, mas também me faz confusão que na era do multimédia, quando uma notícia dá duas voltas ao mundo em meio segundo, quando se fazem campanhas e debates sobre o tabaco, que gente supostamente culta e informada, se deixe arrastar para um vício que no início até dá vontade de vomitar.
    Na minha adolescência incentivavas-se os putos a fumar. Fumar era ser homem antes de o ser. Mas agora só mesmo a estupidez natural da humanidade ou a vontade de quebrar regras - porque sou muito iperactivo e muito rebelde e o meu pai não me conta histórias de embalar ( o meu atirava-se sacholas mas nunca me pôs a dormir eheh).
    Enfim, cada vez que falo nisto, entusiasmo-me, mas depois chego ao fim e acho que andamos a falar para o boneco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, incompreensivel como é que nos dias de hoje, com toda a informação disponivel, numa epoca do "culto do corpo saudavel", se vê tanto adolescente e jovem a fumar!
      O meu tio, nos seus 14-15 anos andava a fumar às escondidas, e sempre que o pai dele o catava, batia-lhe e quase que o fazia engolir os cigarros. Mas quando o meu tio fez 18anos, a primeira coisa que o pai dele fez, foi meter-lhe um cigarro na boca e acende-lo! Isto foi há 40 anos atrás, hoje parece que é moda ser fumador..
      Mas sim, dou grades sermões ao pessoal que trabalha comigo e aos colegas da faculdade, mas é uma luta perdida e acabamos mesmo por falar para o vazio..

      Eliminar
  5. A minha opinião é mais ou menos como a tua. Odeio ter que estar com alguém que esteja a fumar ou passar/estar em sítios onde estejam pessoas a fumar. Como eu costumo dizer perco sempre 1 mês de vida, até porque o tabaco faz mal aos não fumadores que levam com ele, e isso enerva-me. Quer dizer, eu não fumo, nunca dei uma passinha na vida e sou prejudicada pelos que fumam.

    Depois tenho colegas que fumam, mas aí a cena é passiva porque eles sempre respeitaram o facto de eu não fumar e não suportar o cheiro e enchiam-se de tácticas para não me mandar o fumo para cima. Quanto ao cheiro do tabaco nas pessoas, eu acho que isso depende da pessoa, por exemplo conheço pessoas que podia estar a fumar e no meio do grupo dos fumadores que não ficava empestado com o cheiro a tabaco enquanto outras ficavam logo a cheirar a tabaco.

    Já em relação a ficar atraído por fumadores, acho que quando se gosta mesmo não há nada a fazer, pelo menos no meu caso é assim.

    E foi assim que escrevi o maior cometário da minha vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É quase impossivel estar num local onde malta fuma, sem aquele cheiro ficar agarrado a nós, na roupa, no cabelo, às vezes até parece que o sentimos na boca!
      Eu também tenho amigos que fumam, e ja sabem a minha opinião e têm o cuidado de se afastarem ou expelir o fumo noutra direção..
      Sou capaz de me sentir atraido por uma rapariga que fume! Já vi muitas que me despertaram a atenção, mas se puxarem de um cigarro, é como se eu levasse um murro na garganta com toda a força e bye bye encanto..

      (Aqui neste espaço, a malta gosta de comentários longos hehe)

      Eliminar
    2. E depois quando o cheiro fica no nariz e mesmo depois de um bom banho continuas com a sensação que estás a fumar... horrivel

      Eliminar
    3. Verdade! Deve ser dos vícios mais nojentos de todos (daqueles que afetam quem rodeia os que o têm)..
      Enfim, infelizmente vivemos num mundo onde o que manda é o capital, e não o social..

      Eliminar
  6. Ó Mustache, de repente até parecia que estava a ler algo que podia ter sido eu a escrever. Concordo com tudo, mas com tudo, e fico lixada quando apanho o fumo e o cheiro: é que para além de ser desagradável, dá-me dores de cabeça. Estupidamente acho que uma mulher que fuma até é sensual, mas não quer dizer que aprecie, e vá fazer o mesmo. Ainda bem que, como homem, te repeles por isso. Os miúdos hoje fumam mais pela necessidade de se inserirem num grupo, de serem aceites. Curiosamente, no meu tempo, fui aceite por ter personalidade vincada e dizer sempre que não precisava de experimentar para me fazer valer como pessoa. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo essa ideia da sensualidade associada à mulher a fumar.. Os grandes filmes a preto e branco, com as divas a fumarem, com aqueles cigarrete holders que lhes davam um ar bastante sensual e feminino até.. Mas isso era no tempo do preto e branco, quando os médcos diziam que fumar era bom para a constipação.. Hoje se vir uma gaja a fumar, deixa de ter qualquer interesse para mim! Nem para uma one night stand porque eu sou gajo que gosta de beijar, e gosto a chaminé, não obrigado! Posso até perder muitas oportunidades, mas olha, azar o meu.. Tenho os meus principios e este é um deles..

      Claramente, os jovens fumam tanto apenas por uma questão de afirmação..

      Eliminar
  7. Opá, depois de ler o teu post e os comentários, vou-me já embora man! Sou fumador :$

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roger, não vaias! :)
      Aproveita para nos contar porque começaste a fumar e que cuidados tens quando estás perto de não fumadores.. É sempre bom ouvir o outro lado! :)

      Eliminar
    2. Comecei para experimentar. Não foi para ser cool nem para ser crescido nem por pressões sociais, foi somente curiosidade. Comprei o meu primeiro maço cerca de 1 mês depois de ter experimentado pela primeira vez.

      Quanto a cuidados junto a não fumadores... Antes de surgir a lei do tabaco, tinha o cuidado de não fumar em zonas de restauração onde estivesse malta a comer. Agora essa questão não se verifica tanto, devido à dita lei. Evito que o fumo vá para as outras pessoas e afasto-me um pouco até. E pronto, sobretudo é isso :P

      Eliminar
    3. Thanks pelo testemunho! :)
      E é bom saber que tens esses cuidados, não só agora, mas sempre..
      Mas se queres um conselho, deixa de fumar! :D

      Eliminar
  8. Odeio tabaco. Primeiro, porque não respiro pelo nariz logo, das poucas passas que dei num cigarro fiquei uma desgraça e parecia uma locomotiva velha. Depois porque tiro o cheiro e o sabor do outro...tudo passa a cheirar/saber a tabaco, detesto. Terceiro, é um vício caro como a porra e a malta não trabalha. Quarto, querem fumar força mas longe de mim que eu não tenho que infestar a minha roupa com o vosso vicio. Tenho amigas que fuma e detesto...aliás, todas fumam!!! Aie..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sabes como essa resposta de agrada! :)
      Sim, é por todos esse motivos e mais alguns, que por mim, acabava com o tabaco!
      Felizmente no meu grupo mais chegado de amigos, só um é que fuma, de resto, nenhum dos outros 5 tem esse vicio..

      Eliminar
  9. Boas! Encontrei este blogue hoje e tive que comentar este post.
    Naquela altura do secundário quando é fixe começar a fumar para se pertencer aos grupos mais populares, eu sempre me recusei a fumar. Achava e acho estúpido fazê-lo para agradar pessoas que estavam longe de me agradar e considero que esse é O grande motivo pelo qual os jovens começam a fumar. Ninguém olha aos perigos na idade da rebeldia e da imortalidade.
    Não digo que não tivesse curiosidade, simplesmente estava contra. Sempre disse e continuo a dizer que fumar é estúpido e só se mete nisso quem quer. Não gosto de depender de nada que tome controlo sobre mim e as minhas necessidades e, por isso, não quero de todo. Já experimentei e fico-me pela experiência.

    Gostei do blogue, vou acompanhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá anya, bem vinda! :)

      Acho que a grande conclusão que se chegou aqui com esta pequena discussão, que desviou um pouco o habitual do blog, é que os jovens começam por fumar por se quererem inserir num grupo, para serem fixes, para mostrarem que we brake the rules, que já são adultos, sabendo das consequências de começarem a fumar, mas mesmo assim indo em frente!

      Obrigado, e comenta sempre que quiseres! :)

      Eliminar
  10. "Se eu vir uma gaja mesmo boa, gira, boas mamas e belo rabo, sorriso lindo, olhos doces e cabelos que parecem nuvens, mas estiver a fumar, perde imediatamente todo o encanto, e passa de princesa a monstro ali em nano-segundos!" - pronto... já fui. Obrigada por me mostrares como serei quando tiver 48 anos. Giiiira que se farta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas fumas? é que se fumas, nem as mamas te safam, aqui para os meus lados! :D
      E olha que eu gosto muito de mamas..

      Eliminar
    2. ... é que já cheguei à Austrália!

      Eliminar
    3. Ou eu sou muita burro, ou vocêses mulheres dão umas respostas muita complicadas de entender! lol

      Eliminar

Dá a tua aparadela..