sábado, 9 de fevereiro de 2013

Como ter bigode à machão!

Não o podemos negar, há algo de extraordinário num homem que consegue brilhar com um bigode. (E algumas mulheres também não ficam mal de todo).

Saber crescer um bigode é, sem dúvida, um teste à masculinidade de um homem. Ter um bigode verdadeiramente decente pode ser uma arte, por isso, só para ti, amigo leitor, falei com o profissional do bigode, Carmelo Guastella, do lendário barbeiro londrino Melogy, para nos dar umas dicas de como ter "O" bigode perfeito, como aguentar as comichões sem o cortar e acima de tudo, como não parecer ridículo. Segue os seus 4 passos e serás o machão das redondezas. Mas atenção: não é para todos!

1 - Procura ajuda.
     Não o faças sozinho. "Depois de uma semana a deixar crescer o bigode, consulte um barbeiro profissional e pergunte-lhe como o pode deixar crescer ou qual o estilo que melhor lhe fica na cara.", diz Carmelo. Claro que se ao fim de uma semana ainda só tiveres um "sombra" a preencher o espaço entre o nariz e a boca, escusas de ir chatear o barbeiro. Deixa isso crescer a sério.

2 - Não te esqueças de o lavar.
     Trata o teu bigode como tratas o teu cabelo. "A única diferença é que o melhor é lavar e usar condicionador duas vezes ao dia, uma vez de manhã e outra à noite", acrescenta Carmelo. "E tem que fazer isto pois a pele seca começa a acumular e pode gerar comichão. Se isso acontecer, pode aplicar um creme para suavizar a zona. O mais certo é que vai querer rapar o bigode, mas aguente e invista num bom creme.". Obviamente, a parte do lavar é fácil, basta faze-lo de manhã no banho e à noitinha depois de lavar os dentes. A parte da comichão é mais dificil de superar (eu que o diga quando comecei a deixar crescer a barba, parecia que tava com carraças!), mas macho que é macho aguenta e não chora!

3 - Define bem o teu bigode.
     "Escove o seu bigode com um pente, use uma boa lâmina e uma pequena mola para delinear o seu bigode", aconselha Carmelo. "Lembre-se: não queira um bigode demasiado fininho pois terá tendência a diminuir... diminuir até ficar com uma amostra de bigode, o que, convenhamos, é bastante ridículo.". Também convém ter em atenção os pêlos que se cortam. Muitas vezes, sem querer, acabamos por cortar aqueles 2 ou 3 pêlos que davam a forma ou sustentavam o bigode.

4 - Atenção à cor e ao tom.
     "Se tiver bigodes louros, deixe-os crescer até conseguir dar a volta com as pontas dos dedos ou então deixe-os crescer ao estilo da Dinastia Chinesa. Bigodes fininhos parecem ainda mais ridículos em louros", acrescenta Carmelo. "Quem tem cabelo escuro pode, basicamente, deixar crescer em qualquer estilo desde que o mantenha hidratado e bem limpo". Felizmente o meu é preto, e a verdade é que me fica bem em qualquer estilo que eu escolha.


Agora que já sabem o que devem fazer para terem um bigode digno de ser visto e admirado pelas ruas, deixem medos e preconceitos de lado, e usem bigode! Entretanto deixo-vos com alguns clássicos!

O "Escova de Dentes": Tornado famosos por pessoas como Adolf Hitler ou Charlie Chaplin, mas, infelizmente, irá atrair atenção para ti pelos piores motivos.



O "Walrus": "I am the Walrus" pode ter sido um hit para os The Beatles em 1967, mas uns bigodes tão fartos não farão de ti uma estrela digna  das gajas andarem a arrancar cabelos umas às outras.


O "Dali": É surreal! Há uma linha ténue a separar um bigode sublime de um bigode ridículo e parece-me que toda a gente sabe muito bem em que categoria se encaixa-va o do brilhante Salvador Dali.



1 comentário:

  1. Anónimo16:18:00

    Amigo,
    Estou tentando deixar o mustache! Já faz ~2 meses que está crescendo, no entanto, 1 mês sem aparar.

    Os pelos centrais, que ficam sob o nariz, e recaem sobre os lábios, são feios e chatos. Não sei se os aparo e deixo apenas os das laterais, ou se deixo todos crescerem. Qual é sua opinião?

    Ah, parabéns pelo post!
    Abs,

    Leonardo.
    lbdecarlo@msn.com

    ResponderEliminar

Dá a tua aparadela..