sábado, 22 de dezembro de 2012

"Que sejamos todos felizes"

Há coisas que merecem mesmo ser partilhadas! Mesmo que não entendam espanhol, conseguem percebe a beleza deste vídeo.
O jovem chama-se Emilio Rodriguez, e soube que uma senhora sem-abrigo fazia anos. Sem qualquer problema, levou-lhe um bolo de aniversário, uma vela e um balão.
Contagiados pela atitude do jovem, juntaram-se ali algumas pessoas, que cantaram os parabéns à senhora. Na altura de soltar o balão, em forma de pedir um desejo, ela não desejou dinheiro nem sair da situação em que se encontra. Fez antes um simples pedido que pouca gente se lembra de desejar: “Que sejamos todos felizes!"


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

My hair is alive!

Ora se há coisa que eu tenho em abundância é pontos fortes... qualidades! Coisas que fazem de mim uma pessoa bastante acima da média. E um desses pontos fortes é mesmo o meu cabelo!
É verdade.. o meu cabelo! Segundo dizem alguns cabeleireiros de renome que já tiveram o privilégio de trabalhar o meu cabelo, and I quote:

"Simplesmente excelente" - Pedro Canas

"Até é uma pena cortar aqueles fios do paraíso" - Zé Ramos

"Passava o dia todo a entrelaçar os dedos naquela seda, se pudesse" - Jo Hansford

"Sinto vontade de cobrir o mundo com aquele cabelo" - Anthony Mascolo

Mas por ser tão forte, algumas vezes acaba por ter uma personalidade e vontade própria, muito difícil de controlar. E agora está numa dessas fases! E o engraçado nisto tudo é ver as várias alterações que sofre durante o dia, mesmo sem eu lhe mexer.

De manhã, quando acabo de tomar banho e me pentear, é assim que ele fica:


Mas só fica assim durante o tempo que demoro a chegar ao trabalho, porque assim que entro no office, já ele está assim:


E depois, durante o dia, não sei que voltas é que ele dá, o que é que se passa, mas a verdade é que no final do dia, quando chego à faculdade, ele está assim:


Não, não me perguntem como é que isto acontece! A única coisa que vos posso dizer é que entre deslocações, não é assim que o faço:



PS: a cara de parvo, acompanha as mudanças do cabelo!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Acerca de passar a ferro..



E ao fim de 2 meses a viver “sozinho”, chegou o momento que eu mais temia.. ter que passar a minha roupa a ferro!

Não, não tenho roupa suficiente para estar 2 meses sem ter que a passar, mas felizmente, da primeira vez que esse momento aconteceu, tinha a minha mana a visitar-me, e bondosa como só ela sabe ser, deu um jeitinho no monte de roupa que eu já tinha acumulado!
E a verdade é que a tive quase a convidar para me visitar novamente neste fim-de-semana que passou, mas pensei cá para mim mesmo: “há altura em que um rapaz deixa de ser menino e se transforma num homem, por isso, vou passar a minha roupa a ferro!”

Escusado será dizer que fui burro e rapidamente me arrependi de tão cruel ritual de passagem a homem… mas por outro lado, fez-me compreender certas coisas, e ao fim de 1h40m a passar 10 t-shirts, 2 camisas, 1 camisola e 1 par de calças, foi isto que aprendi:

1 – Passar a ferro dá umas dores nas costas como nunca imaginei. Ao fim de 30mins parecia que me estavam a bater com um barrote sempre que mexia os braços.
2 – Por mais que eu goste de usar camisas, nunca mais vou comprar nenhuma, apenas pelo trabalho que dão a passar! É as mangas, é o colarinho, é entre os botões, é ser impossível manter a camisa direita em cima da tábua,..
3 – T-shirts é muito bonito e tal, mas decidi que de inverno só vou passar o colarinho, pois é a única coisa que se poderá ver debaixo de uma camisa! Tanto faz se o resto está cheio de vincos ou não… (também, pelo andar da carruagem, não preciso preocupar-me muito em ter que tirar a roupa em frente a alguma miúda e ela “ah e tal vê-se que essa t-shirt não foi passada.. já não te quero dar prazer sem fim, pois um homem que não se preocupa com andar com roupa passada também não se preocupa em agradar uma mulher!”) quase de certeza que é isto que ela irá dizer..
4 – Como não vou mais comprar camisas, se calhar sempre tenho que passar as t-shirts por completo (o que tem o lado positivo da miúda me ver todo catita e engomado e me dar o prazer)
5 – Calças e camisolas até é fácil.

Em suma, e como já tinha dito, passar a ferro é como uma dança sublime e graciosa, em que se não sabes os passos, estás completamente desgraçado da vida!

 (o meu notável feito)

PS: o meu próximo desafio vai ser saber onde prender as molas quando estendo a roupa no estendal, de forma a não deixar vincos difíceis de tirar com o ferro.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Diz que chegou o frio



Diz que já chegou a chuva, o frio e o inverno!

Faz parte da normalidade da natureza, mas é daquelas coisas que toda a gente dispensava bem. Quer dizer, toda a gente não! Porque há por ai muita gente a dizer que o frio e chuva e Inverno é que é bom! E a vontade que sinto, é de lhes pregar dois estalos no focinho e chamar-lhes estúpidos! Mas não o faço… Mas depois acontece este diálogo:

Eu (pessoa extremamente excelente): “Então mas e gostas mais do calor ou do frio?”
Pessoa estúpida (mas a quem não o chamo): “Do frio..”
Eu (pessoa extremamente fixe): “Porquê?”
Pessoa estúpida (que agora já o é mesmo): “ah porque com o calor não há nada a fazer. Se está calor, está calor. Mas com o frio, podes-te sempre aquecer, e ficar em frente à lareira, e vestir mais roupa quentinha e ficar debaixo das mantas,..”

Estupidez!! Completa estupidez! Ou estas pessoas são mesmo estúpidas ou então hibernam no inverno e não saem à rua! Porque vamos lá a ver. É certo que no verão muitas vezes está tanto calor que podemos estar em tronco nu, só de cuecas ou mesmo todos nus, que a coisa só passa com um belo de um banho com água gelada. Mas depois um gajo veste uma t-shirt e uns calções e vai para a rua às 10h da noite e está-se que é uma maravilha. Agora com o frio não! Um gajo tá em casa com 5 mudas de roupa, em frente à lareira e se alguém nos convida para sair, dizemos que não! Porquê?! Porque primeiro não tomamos banho à 3 dias, porque isso implica sairmos de baixo de água quente todos nus e vestir roupa gelada, e depois porque daquelas 5 mudas de roupa que temos vestidas, 2 delas são cobertores e outra é uma manta, e só o simples facto de nos mexermos, cria a possibilidade de se abrir uma nesga na roupa, aparecer um cadito de pele e, pimba!! Toma lá com o frio pela espinha acima e adeus calor acumulado de 2horas em frente à lareira! E depois se temos a audácia de sair de casa, ainda temos que conseguir ser malabaristas com o guarda-chuva numa mão, telemóvel na outra, chaves do carro na boca, tentar abrir a porta do carro e entrar, e quando finalmente nos sentamos, reparamos que estamos todos encharcados dos pés à cintura, e o penteado já foi à vida! Epá, não há condições!

Outra coisa é um gajo ficar mais facilmente constipado. E eu odeio estar constipado. Nem é por ter que ficar em casa de baixa, nada disso. É mesmo porque um gajo anda sempre ranhoso! E andar com um reboque de lenços de papel atrelado a nós! E lenços de papel ranhosos são das coisas mais nojentas que existem! Um gajo assoa-se 3 vezes e o papel está completamente encharcado em ranho! E um gajo guarda aquilo no bolso, e depois esquece-se e mete também no mesmo bolso o telemóvel ou as chaves do carro, e quando as vai tirar de lá, até se arrepia quando toca com a mão num lenço ranhoso gelado!! E as coisas ficam todas cheias de ranho, e ranho é uma coisa nojenta. E mais, um gajo ainda está sempre a pingar ranho. E estamos a tentar ter uma conversa com um amigo ou a tentar engatar uma gaja, e tá sempre ali a aparecer a pinga no nariz. E um gajo ou tá sempre com o lenço no nariz e a falar que parece o sapo cocas, ou a fungar numa tentativa vã de recolher a pinga, ou esquece-se e até limpa com a mão e depois ficam a pensar que somos uns porcos da merda que nem um lenço usamos!

Outra! Quase de certeza que estas pessoas que dizem que o frio é que é bom, nunca viveram no Alentejo! Aquilo não é uma Rússia, mas não está muito longe. Ali um gajo sabe que ao sair de casa tem 50% de hipóteses de estar um briol do caraças e 70% de estar um vento daqueles que parece que traz facas invisíveis que nos cortam o pescoço e as orelhas, e mesmo que uses um cachecol e um gorro, não tens escapatória possivel ao sofrimento!

É interessante… É interessante como é que há quem prefira o frio ao calor!

É isto! E vá, fiquem com mais frio… aaah gente estúpida…

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O homem que visitou o Inferno e o Céu



Hoje não me apetece fazer um post engraçado com uma história inventada por mim.
Hoje também não me apetece falar sobre um qualquer acontecimento da minha vida.
Hoje apetece-me dar um ar sério a este blog e falar sobre um assunto sério.
E não, não é sobre um qualquer assunto político ou económico ou de entretenimento. É mais uma coisa transversal a toda a sociedade e que me parece estar presente em todo o mundo. E para isso nada melhor que uma pequena história.

            Certo dia, um homem foi enviado a conhecer o Céu e o Inferno. Primeiro visitou o Inferno, e ao lá chegar ficou impressionado com as almas em redor de uma mesa repleta de comida. Tanta comida que duraria uma eternidade a ser consumida. Mas todas as almas estavam famintas, pois as colheres, que estavam atadas às suas mãos, eram demasiado longas, e era-lhes impossível levar a comida à boca. A frustração e desespero por não conseguirem comer, era a sua tortura eterna. Depois foi visitar o Céu, e ao lá chegar, deparou-se com situação idêntica. Uma mesa repleta de comida e almas com colheres igualmente longas presas às mãos. Porém, aqui, todas as almas estavam felizes e satisfeitas, pois alimentavam-se uns aos outros, estendendo as suas colheres até à boca dos outros.

            A história fala por si, e em boa verdade é isto que eu vejo na maioria das vezes, a falta de entreajuda entre as pessoas. Vejo pessoas angustiadas, mas tão centradas no seu umbigo que são incapazes de estender a sua colher para ajudar quem está igualmente angustiado. Pessoas que preferem ver a sua comida a estragar na concha da colher, a dar a alguém que precise de comer. Claro que isto é apenas uma alegoria, ninguém anda por aí com colheres compridas, mas podemos transportar isto para muitas situações do dia-a-dia. Há que haver mais espírito de ajudar o próximo, sem esperar nada em troca. Não há maior gratificação do que sabermos que fizemos alguém feliz!

Não me vou alongar muito mais sobre o assunto, senão ainda vou ouvir dizer que voltei ao meu estilo de blog e escrita anterior, onde só via maldade e escuridão no mundo, até porque felizmente também conheço muitos casos de bondade (muitas vezes extrema e/ou de onde menos se esperava), mas apeteceu-me passar esta mensagem.

Mais ajuda, mais respeito, mais altruísmo, menos egoísmo = mundo melhor!